facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Agosto de 2025
22 de Agosto de 2025

22 de Agosto de 2025, 07h:00 - A | A

PAPO RETO / POR APOIAR O MST

AL aprova moção de repúdio à reitora da UFMT

DO REPÓRTER MT



Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, na quarta-feira (20), uma moção de repúdio contra a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Souza, após manifestação pública em defesa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A iniciativa partiu do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) e foi aprovada pelo plenário.

A medida ocorreu após a realização, na semana passada, de um evento de três dias do MST dentro da UFMT, em Cuiabá. O espaço acadêmico foi utilizado para atos de militância política, com a presença de bandeiras do Partido dos Trabalhadores (PT), além de símbolos exaltando os regimes de Cuba, Venezuela e manifestações em defesa da Palestina.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a reitora afirmou que o MST é um movimento “justo de distribuição de terra” e que a universidade “estará sempre aberta para esses trabalhadores”. A fala, segundo Cattani, parece uma tentativa de colocar a instituição pública de ensino superior a serviço de um movimento político e ideológico.

Somente os deputados Ludio Cabral e a suplente em exercício Edna Sampaio, ambos do PT, votaram contra a moção de repúdio.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

Léia ires 22/08/2025

Incrível como é hipócrita esse deputado Gilberto Catani, nunca fez nada pela educação, o ex presidente que ele apoiava, quase acabou com a educação, primeiro cortou verbas para a educação, a UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, foi destaque na imprensa porque não tinha dinheiro para pagar a luz, devido o Bostomerda não enviar as verbas destinadas para educação, foram tempos sombrios,

positivo
0
negativo
2

Mirts 22/08/2025

Eu apoio a Reitora! Eu apoio a UFMT! Eu apoio o MTST!

positivo
0
negativo
1

JULIANO CAMILO DA SILVA 22/08/2025

O prefeito já disse o padrão da UFMT é uma b.....ta

positivo
0
negativo
0

Francisco fabio Teixeira 22/08/2025

Agora entendi porque o Abílio falou da universidade federal com.uns tipo de gente assim na frente da universidade a tendência e piorar mais ainda a qualidade do ensino .

positivo
0
negativo
0

Lucas 22/08/2025

A universidade é espaço público, o Abílio vive indo em escola importunar criança e não se fala de viés ideologico. Prestando atenção, não me admira vir do PL a ideia da moção, liberdade somente para eles, o que for contrário é demonizado, isso está destruindo nossa comunidade

positivo
23
negativo
12

5 comentários