DO REPÓRTER MT
Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, na quarta-feira (20), uma moção de repúdio contra a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Souza, após manifestação pública em defesa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A iniciativa partiu do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) e foi aprovada pelo plenário.
A medida ocorreu após a realização, na semana passada, de um evento de três dias do MST dentro da UFMT, em Cuiabá. O espaço acadêmico foi utilizado para atos de militância política, com a presença de bandeiras do Partido dos Trabalhadores (PT), além de símbolos exaltando os regimes de Cuba, Venezuela e manifestações em defesa da Palestina.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, a reitora afirmou que o MST é um movimento “justo de distribuição de terra” e que a universidade “estará sempre aberta para esses trabalhadores”. A fala, segundo Cattani, parece uma tentativa de colocar a instituição pública de ensino superior a serviço de um movimento político e ideológico.
Somente os deputados Ludio Cabral e a suplente em exercício Edna Sampaio, ambos do PT, votaram contra a moção de repúdio.
Léia ires 22/08/2025
Incrível como é hipócrita esse deputado Gilberto Catani, nunca fez nada pela educação, o ex presidente que ele apoiava, quase acabou com a educação, primeiro cortou verbas para a educação, a UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, foi destaque na imprensa porque não tinha dinheiro para pagar a luz, devido o Bostomerda não enviar as verbas destinadas para educação, foram tempos sombrios,
Mirts 22/08/2025
Eu apoio a Reitora! Eu apoio a UFMT! Eu apoio o MTST!
JULIANO CAMILO DA SILVA 22/08/2025
O prefeito já disse o padrão da UFMT é uma b.....ta
Francisco fabio Teixeira 22/08/2025
Agora entendi porque o Abílio falou da universidade federal com.uns tipo de gente assim na frente da universidade a tendência e piorar mais ainda a qualidade do ensino .
Lucas 22/08/2025
A universidade é espaço público, o Abílio vive indo em escola importunar criança e não se fala de viés ideologico. Prestando atenção, não me admira vir do PL a ideia da moção, liberdade somente para eles, o que for contrário é demonizado, isso está destruindo nossa comunidade
5 comentários