Como já é sabido por todos, a compra nos dias atuais se tornou algo muito fácil, de maneira que não basta um bom preço para atrair o cliente, se faz necessário proporcionar-lhe uma experiência única. Nesse sentido, aplica-se o Visual Merchandising (VM) como uma ferramenta de Marketing, com objetivo de fidelizar o cliente.
O VM trabalha para que a experiência de compra faça sentido para seu público, assim, cria estratégias para que o processo de compra seja planejado e, por processo de compra, entende-se todas as etapas desde o momento que o potencial cliente olha para a vitrine até a efetivação da compra. Assim, estimula-se o consumo com uma exposição planejada.
As técnicas de Visual Merchandising são aplicadas para que a forma de apresentação do produto impulsione a compra daquele determinado nicho de público.
Primeiro passo: Estabeleça o nicho e o "valor" que pretende transmitir. Então, após estabelecer seu público alvo, pense: qual o comportamento de compra do público que foi estabelecido como objetivo? Qual a imagem que você deseja que ele tenha de sua empresa?
A partir dessas respostas você pode partir para determinar localização do seu empreendimento, arquitetura, se terá delivery ou somente compra presencial, decoração, vitrine e disposição dos produtos dentro da loja.
O VM trabalha e maneira que o seu produto tenha uma "MARCA" que atinja todos os sentidos do seu público-alvo: olfato, paladar e audição. Proporcionando uma experiência que atinja de forma marcante e aguce os sentidos do seu público, você o conquista! Isso é criar uma experiência e não apenas uma venda - a venda aqui, tal como a fidelização, são consequências imediatas à experiência agradável e marcante vivida.
Por exemplo, é comum a precificação confusa fazer clientes desistirem da compra. Um pequeno detalhe que faz muita diferença. E há tantos como este. O VM é um fato decisivo seja para o sucesso ou para o fracasso da venda.
Aqui vai um exemplo de VM que vai te fazer entender todo o processo: “Fui ao mercado comprar produto de limpeza e levei guloseimas que estavam no caminho para o caixa”. Quem nunca?
O VM é aplicado em seu empreendimento através de algumas ferramentas, conforme elencadas a seguir:
- DEFINIR PÚBLICO ALVO E IDENTIDADE DA MARCA;
- ACESSIBILIDADE;
- VITRINISMO;
- EXIBITÉCNICA;
- ILUMINAÇÃO;
- AGUÇAMENTO DOS SENTIDOS DO CLIENTE;
- PÓS VENDA, dentre outros.
Ao aplicar o Visual Merchandising em seu estabelecimento você traz uma experiência única para seu cliente, remetendo-o ao seu “habitat natural” e, assim, consequentemente, ampliando as vendas e criando fidelidade.
PRI PREVIATO é Consultora de Estilo e Imagem e escreve para HiperNoticias às quartas-feiras. Instagram: priscila.previato – Facebook: pripreviato