AIRTON REIS
Dois tempos. Dois pavimentos. Dois momentos. Duas conquistas. Duas lutas. Duas vitórias. Duas histórias. Duas biografias. Duas cidadanias. Duas vidas. Duas partidas. Dois espaços. Duas colunas. Duas torres. Duas fortalezas. Duas esperanças. Duas certezas. Duas batalhas. Dois guerreiros. Dois brasileiros. Dois ideais. Duas traves. Dois passes certeiros.
Dante, CBF e Fifa. Dante, MDB, PMDB, PDT e PSDB. Dante, convocado. Dante, eleito. Dante, artilheiro. Dante, vereador. Dante, baiano. Dante, cuiabano. Dante, perfeito. Dante, prefeito. Dante, articulador. Dante, deputado. Dante, zagueiro. Dante, governador. Dante, centro avante. Dante, democracia. Dante, Seleção. Dante, Hexa campeão. Dante, “Diretas já”. Dante, Mato Grosso. Dante, Cuiabá.
Dantes, o Brasil, lá e cá. Dantes, a bola. Hoje, a bolada. Dantes, a representação. Hoje, a rota política desviada. Dantes, a pá e a picareta. Hoje, a bolsa e a maleta. Dantes, o bueiro e a sarjeta. Hoje, o celeiro abastado. Dantes, o crescimento almejado. Hoje, o ensino público sucateado. Dantes, o paciente socorrido. Hoje, o pronto socorro improvisado.
No presente, dentes e dentadas. Ao vivo, chutes e peladas. No momento, torcidas e torcedores. No futuro, urnas e eleitores. No muro, candidaturas e coligações. Claro ou escuro? Disputas sem prorrogações. Títulos e postulantes.
Legislados e legisladores. Governados e governadores. Presididos sem penhores. Senhoras e senhores de um passado em pratos limpos. Senhoras e senhores da vida pública em páginas imaculadas. Senhoras e senhores das promessas firmadas.
Dante, o cuiabano, partiu e reparte a saudade registrada, além de uma poesia. Dante, o baiano, chegou para fortalecer e fazer valer o dito popular: “Vamos vencer, vamos golear com maestria!”. Dante, o republicano, foi e será a voz de um Povo de uma Pátria que se faz Nação sobre a égide da Democracia.
Dante, o jogador, é força elevada, é reserva certeira movida pela categoria. Dante, o político mato-grossense sem sucessor, é beleza exaltada, é sabedoria.
Dante em mais de uma travessia sem tempestade e sem tufão. Dante em mais de uma decisão. Dante da bonança além de um campo gramado. Dante da aliança nacional em mais de um Estado federado. Dante, de ontem, de hoje e de sempre. Dante, simples. Dante, composto. Dante, plural. Dante, sujeito.
Dante, predicado nominal. Dante, Copa Mundial. Dante, aclamado. Dante, ovacionado. Dante, imortal!