JOSÉ RIVA
Aos 234 anos, a charmosa Cáceres está em festa. Suas peculiaridades a tornaram um patrimônio cultural nacional. Motivo de orgulho para a população mato-grossense, que sabe valorizar as suas raízes. Esse reconhecimento feito pelo Ministério da Cultura, neste ano, demonstra o quanto Mato Grosso é um Estado rico pela sua cultura, seus costumes, belezas naturais que encantam. Isto, sem contar com o forte potencial em diversos segmentos, principalmente no agronegócio e mineração.
Cáceres é uma das maiores cidades brasileiras em extensão territorial, formada por gente trabalhadora, que acolhe a todos, sem distinção. Recentemente, também se tornou uma opção a mais para os estudantes que sonham com o curso de Medicina em uma universidade pública. Já é realidade no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Outro grande avanço à nossa acolhedora Cáceres. A luta foi árdua, e o sonho realizado!
Agora, com o tombamento arquitetônico, artístico e paisagístico do histórico município, que faz fronteira com a Bolívia e está a apenas 250 km de Cuiabá, Cáceres receberá muito mais a atenção do poder público. Suas ruas, praças e imóveis passarão a ser protegidos. E não tenho dúvida de que essa medida aumentará ainda mais a prática do turismo na cidade. Todos ganham com isso. Na Assembleia Legislativa, trabalhamos pelo fortalecimento desse setor porque acreditamos no potencial do Estado, que reúne os três ecossistemas: Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica.
Dessa forma, a ‘Princesinha do Paraguai’, como Cáceres também conhecida, poderá ampliar seu leque de atividades, gerar mais emprego e renda, dando mais oportunidade aos seus cidadãos de trabalhar e ter qualidade de vida. Prova disso, é o Festival Internacional de Pesca Esportiva, evento que já faz parte do calendário estadual e mostra ao mundo as belezas desta cidade, fomentando a economia local com a atração, cada vez mais, de turistas.
É por isso que, neste dia seis de outubro, Cáceres está em festa. Seu reconhecimento representa mais proteção à região de fronteira, mais recursos do governo federal e de outras instituições ligadas à cultura. Surge um novo caminho, com grandes perspectivas de dias ainda melhores à população cacerense.
Parabéns, Cáceres!
José Riva é presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
A redação do RepórterMT não se responsabiliza pelos artigos e conceitos assinados, aos quais representam a opinião pessoal do autor.