ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) vai liberar parcialmente o trânsito na parte superior da Trincheira do Santa Rosa, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. A previsão é que o fluxo seja liberado na próxima segunda-feira (16), a partir das 10h30.
A liberação, mesmo que parcial, vai auxiliar na distribuição do fluxo de veículos que atualmente congestionam as rotas alternativas. A parte inferior da trincheira continua em obras de escavação. E a liberação vai seguir o modelo da ocorrida na Trincheira do Zero, em Várzea Grande.
A obra da Trincheira é resultado do convênio entre o Governo Estadual e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O pacote de obras inclui também as obras das trincheiras Jurumirim/Trabalhadores e Verdão, os viadutos do Despraiado e Dom Orlando Chaves/FEB, bem como o Complexo Viário do Tijucal.
A obra foi orçada em R$26,3 milhões, e executada pela empresa Camargo Campos S.A Engenharia e Comércio. Ainda não há previsão para a conclusão da obra que integra o pacote de mobilidade urbana feita no trânsito de Cuiabá e Várzea Grande.
ANDAMENTO DA OBRA
A Trincheira Santa Rosa, integra o pacote de intervenções de travessia urbana, resultado de um convênio entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Com 520 metros de extensão, após a conclusão a obra irá revitalizar o fluxo de trânsito de diversos bairros de Cuiabá, entre o Goiabeiras e o Santa Rosa.