facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

03 de Dezembro de 2013, 11h:45 - A | A

OBRAS DA COPA / JOGOS DE 2014

Arenas de Curitiba e Cuiabá preocupam Fifa para a Copa

O estádio de Cuiabá não será entregue antes da última semana de janeiro

FOLHA DE SÃO PAULO
DA REDAÇÃO



Às vésperas do sorteio da Copa do Mundo de 2014, que acontece nesta sexta, dia 6, os estádios de Cuiabá e de Curitiba preocupam a Fifa.

Segundo avaliação interna da entidade, essas arenas não cumprirão o prazo de entrega exigido, 31 de dezembro.

De acordo com a Fifa, são os estádios mais atrasados entre os 12 escolhidos para sediar os jogos do Mundial.

O estádio de Cuiabá não será entregue antes da última semana de janeiro. O principal problema é a instalação dos assentos.

Em setembro, uma investigação do Ministério Público do Estado apontou superfaturamento na aquisição das cadeiras da Arena Pantanal.

A compra dos assentos custaria R$ 19,4 milhões, valor considerado abusivo pelo Ministério Público.

Só em novembro, depois de explicações apresentadas pelo governo estadual, concluiu-se pela inexistência de irregularidades, e a aquisição das cadeiras foi liberada.

Estes fatos atrasaram a instalação dos assentos. Procurada pela Folha, a Secretaria da Copa do Mato Grosso admite que o estádio não será entregue até 31 de dezembro.

O órgão não indica uma nova data com precisão, mas estima que a inauguração aconteça no fim de janeiro.

De acordo com a última matriz de responsabilidades (documento que reúne obras, custos, prazos e responsáveis) da Copa, divulgada na última semana de novembro, a Arena Pantanal está com 87% das obras concluídas.

AINDA PIOR

A situação da Arena da Baixada é apontada dentro da Fifa como ainda pior.

O estádio de Curitiba foi um dos últimos a iniciar as obras de adaptação para receber os jogos da Copa e ainda está com 83% da reforma concluída, também de acordo com a matriz de responsabilidades do governo federal.

Avaliação interna da Fifa indica que o estádio paranaense só ficará pronto a partir de fevereiro de 2014.

Responsável pela obra, o Atlético-PR não quis comentar o atraso.

O gramado é apontado como um dos pontos negativos da Arena da Baixada. O campo não seguirá as recomendações iniciais da Fifa, que defende o plantio de mudas.

O gramado será instalado em rolos, assim como Maracanã, Arena Pernambuco e Mané Garrincha fizeram para a Copa das Confederações.

ITAQUERÃO

Em uma reunião realizada ontem pela manhã, entre a cúpula da Fifa e diretores do COL (Comitê Organizador Local), a situação dos seis estádios da Copa que faltam ser entregues foi abordada.

Nesse encontro, o acidente do Itaquerão, estádio que vai abrir o Mundial em São Paulo, foi tratado como prioridade.

Foram mostradas fotos --o dia do acidente e também de dias posteriores. Também foi apresentado um detalhado plano para que a construção siga em ritmo normal.

Na quarta passada, o tombamento de um guindaste matou dois operários. Vai haver atraso na entrega do estádio, que estava prevista para o final de dezembro.

Como ainda não há laudos da perícia que atestem detalhes dos danos causados, o Corinthians, proprietário do estádio, e a Odebrecht, construtora responsável pela obra, trabalham com a possibilidade de entrega para o final de janeiro e início de fevereiro de 2014.

A Fifa está preocupada porque na sexta, dia do sorteio, as equipes sorteadas para jogar em São Paulo podem questionar a presença do estádio no Mundial.

A cúpula da entidade não alterou a avaliação da semana passada. Aceita esperar a conclusão do Itaquerão, mesmo com atraso. Só tiraria a Copa dali se houvesse perigo de segurança para a torcida.

Comente esta notícia

WILSON 28/01/2014

ESTIVE EM CUIABA DIA 26/12/2013 ATÉ 01/01/2014 NAO VI UM FUNCIONARIO NAS OBRAS ATE VLT JA COMPRARAO ESPERO ESTAR MUITO ENGANADO ACHO QUE CUIABA VAI SER UM FIASCO FICO TRISTE COM TUDO ISSO POR VER NOSSO PAIS MAL FALADO NO MUNDO+ UMA VEZ SERIA DE GRANDE IMPORTANCIA UM ACOMPANHAMENTO MELHOR

positivo
0
negativo
0

edourado 03/12/2013

Como é que pode atrazar tanto assim, o verdão foi um dos primeiros estádios a ser demolido no Brasil e não está nem 90% concluído,Fonte Novo começou bem depois já está pronto, arena pernabuco idem,ao meu entender a Arena só avança quando tem atiditivo certo ? ou tõ errado?..

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1