FOLHA DO ESTADO
O comércio poderá abrir neste feriado de 7 de setembro. Contudo, muitos lojistas na área central de Cuiabá já afirmam que não abrirão as portas nesta sextafeira, enquanto outros estão em dúvida. O motivo seria o fato de alguns consumidores aproveitarem o feriado prolongado para “pequenas viagens”.
Mas, para o sábado, a expectativa é de 50% de aumento nas vendas frente a um sábado comum devido à compensação do dia anterior, o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a remuneração referente ao mês de agosto pelos dias trabalhados. Para a população, a abertura no feriado significa “fazer o que não se pode em dia normal de trabalho”.
A abertura do comércio normalmente no feriado está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho Abrangência - Cuiabá e Várzea Grande 2012/2013. No entanto, cada comerciante decide se sua loja irá ou não funcionar, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL-Cuiabá).
A entidade ainda expli ca que a espera é que as vendas tenham incremento de 5% a 15% sazonalmente e 10% frente a data em 2011. O diretor da CDL-Cuiabá, Ricardo Cristaldo, comenta que se o consumidor estiver planejando as compras, não fará muita diferença se a loja abrir ou não nesta sexta, pois ele poderá ir ao comércio no dia seguinte, que será de funcionamento normal. Desta forma, o lojista ganha igualmente, mas se o consumidor fizer as compras por impulso durante um passeio, por exemplo, não há recuperação das vendas.
“Restaurantes que estão em região comercial e que Gerente da loja Moda Brasil, localizada no Calçadão da Ricardo Franco, Vilma Watanav revela que não abrirá na sexta-feira, mas que a aposta está no sábado, quando se espera 50% de aumento nas vendas.
A aposta é a mesma na Spaço Economia no Calçadão da Galdino Pimentel, segundo o gerente Lúcio Omar. “Não abriremos na sexta-feira, mas necessitam do fluxo de pessoas para ter movimento também acabam tendo perda durante feriados. Porém, restaurantes que estão fora dessas áreas e têm área de entretenimento observam altas sazonais de movimento entre 20% e 70%. E nas vésperas chega a ser 70% maior”, diz o diretor da CDL-Cuiabá. no sábado esperamos 50% de alta nas vendas ante o sábado passado, tanto pela compensação do dia anterior como por ser início de mês e a primeira parcela do 13º salário estar saindo”. Ao contrário das duas lojas, a Kidori Presentes e Utilidades, conforme o gerente Junior Zhu, ainda é incerto o funcionamento no feriado. “Ainda não decidimos, pois muitos optam em viajar quando o feriado emenda com o final de semana. Entretanto, sábado abriremos normalmente”.
OPORTUNIDADE
Para o trabalhador que no dia a dia não consegue aproveitar as lojas na área central de Cuiabá o feriado prolongado significa “ir às compras”.
Este é o caso da secretária Anelise da Cunha. “Trabalho inclusive sábado de manhã e quanto venho ao centro durante a semana é para algum serviço do escritório para a qual trabalho. Para mim, o feriado em dia de semana é sempre bem-vindo”, frisa.
O office-boy Cleiton Ferraz é outro que gosta de feriado em plena semana e de poder contar com o comércio aberto. “Ao menos consigo fazer o que não dá em dia normal de trabalho”.