DA REDAÇÃO
O Conselho Federal da OAB autorizou na tarde desta quarta-feira (16) a posse do candidato eleito da OAB - Seccional de Mato Grosso, Leonardo Campos, o Leo Capataz. A posse havia sido suspensa por decisão da Justiça, que acatou pedido do advogado derrotado na eleição da entidade, Fábio Capilé.
No dia 26 de novembro, véspera das eleições, Capataz teve o registro de candidatura cassado sob a acusação de abuso de poder político e econômico, mas pôde concorrer ao pleito sub judice por decisão (também provisória) proferida pelo juiz federal Paulo Sodré, que suspendeu a medida tomada pela Comissão Eleitoral da OAB-MT.
A decisão sobre a posse de Leonardo Campos havia ficado a cargo do Conselho Federal da OAB, com relatoria do conselheiro Carlos Frederico Nóbrega Farias, que levou em consideração a grande maioria de votos recebidos por Campos e também a segurança jurídica do processo. "Eventual punição não poderia surtir efeito por fato que se revela insignificante do ponto de vista eleitoral, não sendo razoável que a questão jurídica tratada nesses autos se resolva perante o Poder Judiciário", dis trecho do parecer.
Ao o secretário-geral da chapa vitoriosa "Advogar por todos e liderar pela Ordem", o advogado Ulisses Rabaneda, disse que conversou com o candidato eleito e que "ele está satisfeito com a decisão do Conselho Federal. A gente dificilmente acreditaria que o Conselho Federal poderia virar as costas para a maioria dos advogados. Então, ele recebeu com bastante euforia essa decisão", relatou.
A chapa de Leonardo Campos será empossada na próxima sexta-feira (18).
Veja abaixo o despacho do relator:
