facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 01 de Setembro de 2025
01 de Setembro de 2025

01 de Setembro de 2025, 13h:02 - A | A

GERAL / A SAGA DOS BURACOS

VÍDEO - Morador pinta “todes” em rua para cobrar asfalto e Abilio promete resolver problema

A palavra “todes” foi usada de forma irônica para provocar o prefeito, que iniciou uma “cruzada” contra o uso do pronome neutro na capital e proibiu o uso de pronome neutro em sua gestão

THIAGO NOVAES
DO REPÓRTER MT



Um morador do bairro Jardim das Palmeiras, em Cuiabá, protestou contra o abandono da sua rua pela prefeitura de forma inusitada. O homem, que mora na região há 18 anos, pintou a palavra “todes” no chão de terra batida para chamar a atenção do prefeito Abilio Brunini (PL). E deu certo.

Após a provocação, o prefeito foi até o local e, ao lado do morador, prometeu que irá resolver o problema.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Nós vamos ter que apagar isso aqui porque isso não existe. Ele fez isso porque tem 18 anos que ele mora aqui. O bairro todo é asfaltado e somente essa rua não é. Nós vamos trabalhar para resolver esse problema, buscar uma emenda parlamentar e uma vamos trabalhar para resolver essa parte aqui”, prometeu.

A palavra “todes” foi usada de forma irônica para provocar o prefeito, que iniciou uma “cruzada” contra o uso do pronome neutro na capital e proibiu o uso de pronome neutro em sua gestão.

Leia mais - Abilio interrompe professora e proíbe uso de “todes” em Cuiabá; veja vídeo

A cruzada começou em julho, após Abilio interromper a professora Maria Inês, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), após ela usar o pronome neutro “todes” durante uma palestra na Conferência Municipal de Saúde.

Depois do bate-boca com a professora, ainda na conferência Abilio também discutiu sobre o uso de pronome neutro com um ativista do movimento LGBTQIAPN+. Para ele, o prefeito afirmou: “Todes não existe. Todes é chocolate”.

Dias depois, um tapume metálico em frente à Praça Alencastro apareceu pichado com a palavra “todes”. Em resposta, ele afirmou que iria punir todos aqueles que forem vistos pichando muros, paredes, lojas e demais prédios, públicos ou privados, na Capital. Abilio chegou a afirmar que caso as pichações continuassem, a secretaria de Ordem Pública e a Polícia Civil seriam acionadas para coibir as ações.

Leia mais - Pichação com "todes" é feita próxima à prefeitura

A postura de Abilio gerou críticas nas redes sociais com alguns comentários afirmando que iria escrever “todes” nos buracos das ruas para que o prefeito tapasse, já que segundo os comentários ele só se preocupava com o pronome neutro e não com os problemas da cidade. Em tom de ironia, o prefeito respondeu que iria iniciar uma campanha para tapar todos os buracos que estiverem escrito “todes” na Capital.

Veja vídeo:

Comente esta notícia

Firmo oliveira filho 01/09/2025

Porque o todes não escreveu isso há 18 anos atrás ou mandou para o Manuel paletó?.

positivo
2
negativo
0

1 comentários