REPÓRTER MT
A Prefeitura de Cuiabá divulgou como estão os animais que foram resgatados de um canil clandestino na última semana, em Cuiabá. A operação interditou o local que mantinha cães e roedores em condições precárias de sobrevivência e de comercialização irregular.
Eles ainda não estão disponíveis para adoção, mas já é possível se candidatar para adotar um deles. Para isso, é preciso fazer um pré-cadastro preenchendo em formulário online disponível nos canais oficiais do município ou clicando neste link https://cidadao.cuiaba.mt.gov.br/servico2.aspx e depois em adoção e visitas.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Eles foram salvos por uma operação conjunta realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), e seguem recebendo atendimento veterinário e cuidados diários.
LEIA MAIS: Operação interdita canil clandestino com 70 cães de raça e criadouro de hamsters; veja vídeo
De acordo com a diretora de Bem-Estar Animal e médica-veterinária Morgana Thereza Ens, foram resgatados cerca de 65 cães, entre machos, fêmeas e filhotes, além de 320 roedores das espécies anão russo, esquilo, twister e hamster. Os animais estavam em situação de negligência.
Logo após o resgate, passaram por triagem clínica com veterinários da BEA. Entre os primeiros cuidados, foram realizados banhos, tosa higiênica, vermifugação, controle antiparasitário e exames de sangue. A equipe também disponibilizou rações específicas para atender às necessidades nutricionais de raças pequenas, que exigem grãos em formato proporcional, miúdos.
Parte dos animais resgatados, sendo 26, ficou no canil da BEA, enquanto 10 estão em lares temporários. Outros 36 cães, principalmente mães e filhotes, foram encaminhados para a ONG parceira, que dispõe de estrutura para atender demandas especiais e se prontificou a acolhê-los até a decisão final do processo. Os roedores também foram acolhidos pela Lunnar e passaram por avaliação de um veterinário especialista em animais silvestres.
A BEA forneceu uma tonelada de ração, além de caixas de vermífugos e vacinas.
Quanto à alimentação dos roedores, a Prefeitura está se mobilizando para conseguir doações, já que nunca havia sido realizada compra específica para esse tipo de animal, configurando uma situação emergencial.
Morgana destacou a importância da parceria entre os órgãos de segurança e o município para combater práticas ilegais.
“Eles eram mantidos sem alimentação adequada, sem acesso à água fresca, em meio ao calor, com cruzamentos irregulares e misturados em ambientes completamente incompatíveis com o que precisam para sobreviver. Muitos apresentavam parasitas como pulgas e carrapatos, além de desidratação e pelos extremamente embolados”, relatou.
Segundo ela, o papel da BEA não é fechar canis, mas encerrar atividades irregulares onde animais sofrem exploração e maus-tratos. “A sociedade tem sido parceira nesse processo e queremos que continue participando, adotando de forma consciente e responsável”, completou.
Critérios de adoção responsável
Os animais permanecem sob tutela da Prefeitura de Cuiabá, e a adoção segue os mesmos critérios já utilizados para os demais animais do canil, mediante pré-cadastro feito em formulário online disponível nos canais oficiais do município.
“Nosso objetivo não é manter os animais no canil, muito menos transferi-los para ONGs de forma sobrecarregada. Queremos destiná-los a lares responsáveis. Para isso, avaliamos se a família tem tempo disponível, se há crianças ou idosos em casa, se o ambiente é adequado e se compreendem que animal não é brinquedo ou presente. Também não buscamos atender interesse de ‘escolha’, mas sim garantir o bem-estar do animal”, explicou Morgana.
Todos os animais resgatados serão castrados antes de irem para adoção.
Veja vídeo
Rita. Dr Cassia mesauita 26/09/2025
E triste ver esses anjos sofrerem pela ganância e falta de amor eles. Nos dão tanta alegria carinho lealdade miro no rio de janeiro como faço para adotar um filhote queria muito obrigado tenho uma filha especial ele gosta muito de animas que todos eles tenha um lar com segurança e amor
Aline 25/09/2025
Como faço pra adotar um pequenino, por favor
Roseni da silva costa 25/09/2025
Eu tenho 5 e são meus filhos fico revoltada quando vejo esse tipo de coisa animal não é objeto pra ser comercializado.sao vidas gente..tem aentar a pena aqui no Brasil..eu moro em brasilia como posso fazer pra adota
Elias 25/09/2025
Esa delegada merece nosso respeito isso e ser policial
Elias 25/09/2025
Escolhe animais pra adotar não ama nunca se escolhe fihos é tudo igual. Esa lei do Brasil só tem bandidos quen maltra animais tem ke ir pra cadeia imediatamente
Douglas Irminio da Silva 24/09/2025
Acompanhei a reportagem , chega doer pra quem ama animais eu gostaria muito de poder ajudar alguns desses animais no qual se passou por isso através de adotamos e poder dar uma vida melhor acompanhamento clínica veterinária , uma boa alimentação e dar muito amor e carinho
Alessandro Moreira 24/09/2025
Gostaria de adotar um do porte pequeno
Jenifer Cristina Lima da Silva 24/09/2025
Quero adotar um porte pequeno ????????????????????????❤️
SONIA DE MORAES SILVA 24/09/2025
Bom dia! Como faço para entrar em contato, gostaria de adotar um
Isabelle 24/09/2025
Cadê a prova de que ela doaram isso mesmo? Já perceberam que fala que doaram e não tem foto, nem documento, nem nada?
Maria 24/09/2025
Adoro animais, gostaria de adotar 1 cachorro porte pequeno, mas moro no sul do país.
Maria Fernanda Rodrigues Azevedo 23/09/2025
Eu tenho interesse de adotar porte pequeno, amo cachorro.
Susana 23/09/2025
Gostaria de adotar porte pequeno
Taynah reginato 23/09/2025
Porte pequeno.
Melfy Mendonça Roman 23/09/2025
Vi a reportagem sobre o canil e ver todos esses animais me cortou o coração ???????? é gostaria de adotar um ????
Josiane Vital de Almeida 23/09/2025
Eu tenho interesse de adotar porte pequeno
16 comentários