facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 09 de Maio de 2025
09 de Maio de 2025

10 de Agosto de 2023, 19h:59 - A | A

GERAL / CLIMA DE DESERTO

Umidade do ar fica abaixo de 12% e Defesa Civil emite alerta vermelho para MT

Calor e ar seco continuarão "castigando" os cuiabanos nos próximos dias.

THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT



O calor não é atípico para o cuiabano, mas após Cuiabá registrar 40,1 graus nessa quarta-feira (09), a Defesa Civil emitiu alerta vermelho pela primeira vez este ano. A Capital marca umidade do ar abaixo de 12% esta semana. Com esse nível, é possível dizer que, literalmente, o deserto está mais fresco, já que a umidade mais baixa no Saara, por exemplo, é de 14%.

A Defesa Civil e o Inmet emitiram alertas vermelhos para a baixa umidade, que representa grave perigo à saúde. O ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é umidade do ar entre 50% e 60%. A publicação ainda avisa para risco de incêndios florestais e doenças pulmonares, dores de cabeça, e demais infecções das vias aéreas. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ainda nesse cenário, o calor continua atuando com força total no Centro-Oeste nesse inverno. Apesar do nome da estação, é costumeiro que nessa época as ondas de calor se intensifiquem na região, fazendo com que temperaturas entre 37°C e 40°C sejam frequentes.

Assim como em julho, quando a capital mato-grossense registrou recordes de temperatura, agosto não será diferente.

Nesta quarta-feira, os termômetros chegaram a 40,1 graus, recorde para Cuiabá e maior temperatura registrada no Brasil no dia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O último recorde do município foi registrado na última semana, dia 07, quando os termômetros chegaram a 39,6 graus.

Leia também: Mundo chegou ao limite de "pré-colapso" em julho

As recomendações em casos de alerta vermelho de baixa umidade vão além manter a hidratação do corpo e da pele e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. É preciso evitar bebidas diuréticas, como café e álcool, evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado.

Previsões da agência ClimaTempo indicam que o calor e tempo seco continuam "castigando" nos próximos dias. Ainda nesta quinta-feira (10), as temperaturas variaram entre 22 e 39 graus. A umidade ficou entre 12% e 43%. Na sexta-feira (11), os termômetros variam entre 22 e 39 graus, com umidade variando entre 13% e 50%. Há chances de rajadas de vento de até 20km/h serem registradas.

No sábado (12) o sol continua, com temperatura máxima de 40 graus. A umidade continua abaixo do ideal, variando entre 11% e 32%. Rajadas de vento de até 15 km/h podem ser registradas. Já no domingo (13), o sol aparece entre poucas nuvens. As temperaturas variam entre 21 e 34 graus, com umidade do ar entre 15% e 60%.

Comente esta notícia