facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

11 de Agosto de 2022, 07h:33 - A | A

GERAL / ESPETÁCULO

Superlua surge para encantar cuiabanos nesta quinta

Ainda nessa semana, outro espetáculo celeste dominará os céus, a chuva de meteoros Perseidas

THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT



O céu desta quinta-feira (11) será palco de mais um espetáculo celeste, a Superlua de Esturjão, a última superlua do ano. Outras duas superluas já encantaram os cuiabanos em 2022, as Superlua de Morango e a Superlua dos Cervos em junho e julho, respectivamente.

A superlua poderá ser vista a olho nu em qualquer ponto da cidade. Todavia, lugares escuros ou o mais longe possível de poluição luminosa, e sem árvores ou prédios são os mais indicados. Os interessados em admirar esse espetáculo, podem simplesmente olhar para o céu por volta das 18h06 em Cuiabá.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O nome diferente deve-se a uma referência aos peixes de mesmo nome que eram facilmente capturados nesta época do ano nos Grandes Lagos dos Estados Unidos, o peixe é conhecido por ser dono dos ‘ovos de ouro’, isso porquê é dele que o caviar é retirado.

Dessa vez, além de parecer maior e mais brilhante, nosso satélite natural estará envolto em tons de laranja. O melhor momento para observá-la será ainda no início da noite, quando ocorre o perigeu, momento em que a lua atinge o ponto mais próximo da Terra. 

Como o brilho intenso deve seguir até o próximo sábado (13), a superlua deve ofuscar outro evento celeste anual, a chuva de meteoros Perseidas, que ocorrerá na noite de sexta-feira (12) e manhã de sábado (13), ainda durante o ciclo lunar. As previsões são de que os cerca de 50 a 60 meteoros por hora que seriam vistos, diminuam para a visualização de 10 a 20 ‘estrelas cadentes’ por hora.

Comente esta notícia