Cuiabá, 12 de Agosto de 2022
logo

04 de Agosto de 2022, 10h:10 - A | A

GERAL / 4º EM ISOLAMENTO

Sorriso tem caso suspeito de Varíola dos Macacos

Paciente com suspeita da doença é a quarta pessoa em MT com suspeita da doença.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



A Secretaria de Saúde e Saneamento do município de Sorriso (397 km de Cuiabá), confirmou nessa quarta-feira (3), que a cidade tem o primeiro caso suspeito de Varíola dos Macacos. Antes de Sorriso, já foram notificados casos suspeitos em Mato Grosso nas cidades de Cuiabá e Rondonópolis.

Não foi confirmado se o paciente em questão é um homem ou mulher, mas de acordo com a secretaria, foram cumpridas as indicações médicas tanto por parte do paciente, que procurou atendimento médico especializado diante dos sintomas, quanto da unidade de saúde que informou imediatamente aos órgãos competentes sobre a suspeita.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

>>> Receba notícias no Telegram e fique bem informado

De acordo com as primeiras informações, essa pessoa passou recentemente por uma região do país onde já existem casos confirmados da doença. A coleta do material para exame que confirmará ou não a doença deve ser feita ainda nesta quinta-feira (4).

Na sequência, esse material deve ser enviado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), que por sua vez, remete para um dos laboratórios de referência nacional no diagnóstico da doença. A estimativa para que seja divulgado o resultado do exame é de até 10 dias.

A Varíola dos Macacos tem como principais sintomas febre súbita intensa, dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço, aparecimento de inchaços na região do pescoço, axilas e região perigenital. Além de feridas e lesões pelo corpo.

LEIA MAIS - Casos suspeitos de Varíola dos Macacos em Cuiabá são dois homens que viajaram ao sudeste

Comente esta notícia