RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO
Após o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) afirmar que poderá interditar o Pronto Socorro de Várzea Grande, por detectar uma série de problemas, como a falta de alvará, medicamentos vencidos, péssiamas condições de higienek, como a incidência de baratas na unidade, que tem falhas de estrutura física, assim como falta de equipamentos, e grande quantidade de pacientes com tuberculose internados sem o devido isolamento, o secretário municipal de Saúde, Cassius Clay de Azevedo, rebateu a fiscalização alegando desconhecer o conteúdo do relatório oficial do CRM e frisou que irá tomar medidas judiciais.
Mesmo o relatório, apontando problemas graves, o secretário Cassius Clay afirma que o setor de UTI adulto está em pleno funcionamento com todos os leitos ativados e funcionando normalmente.
Segundo o secretário os medicamentos vencidos, divulgados, teriam sido 'plantados' no local, pois não fariam parte do hall de compras da Prefeitura. Cassius Clay defendeu que não há apenas pontos negativos e garante que a prefeita Lucimar Campos (DEM), desde que assumiu a gestão, realizou vários investimentos na saúde.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“A Prefeitura investiu até o momento por meio de recursos próprios mais de R$ 3 milhões na aquisição de medicamentos, insumos hospitalares, obras e reformas e implantação de serviços”, disse o secretário.
O relatório ressalta que pacientes e funcionários sofrem com a “higiene e climatização precárias e móveis em péssimo estado de conservação”, posto de enfermagem em “precárias condições de instalação e organização”
No documento fruto da fiscalização, o CRM destaca pelo menos 21 problemas no hospital. Entre eles, salas dos consultórios de clínica geral e de ortopedia, assim como na de observação. Pacientes e funcionários sofrem com a “higiene e climatização precárias e móveis em péssimo estado de conservação”, posto de enfermagem em “precárias condições de instalação e organização”, medicamento com validade vencida, pessoas aguardando vaga em UTI há mais de dois dias. Em alguns setores, como o de internação em clínica geral e pediatria e obstetrícia não possuíam sequer materiais e equipamentos para atendimento emergencial, no momento da vistoria. Também foram vistas baratas no local.
Conforme o relatório, as duas enfermarias: cirúrgica e ortopédica, não dispunham de instalações adequadas. O centro cirúrgico estava em “condições inadequadas, sem segurança e sem local para guardar objetos dos usuários” e também não possuía sala de recuperação anestésica. As grávidas do hospital não podem contar com carrinho de anestesiar e são atendidas em sala com infiltrações na parede e acúmulo de lodo. Duas salas cirúrgicas estavam desativadas por falta de equipamentos.
Também foi apontada a superlotação, da unidade que atende diariamente aproximadamente 700 a 900 pessoas. Neste caso, o secretário garantiu que melhorias na infraestrutura e a aquisição de equipamentos estão sendo feitas. “A Unidade está recebendo obras a serem entregues ainda nesse mês que é o Bloco A que engloba 39 leitos de enfermaria que recebe pacientes cirúrgicos e da ortopedia. E ainda foram implantados serviços que há anos não eram realizados como nefrologia, hemodiálise, endoscopia digestiva alta, exames de colonoscopia. Foi celebrado contrato para o serviço de UTI móvel para transporte de pacientes graves. Foram adquiridos 11 respiradores mecânicos e 01 arco cirúrgico para atender o Pronto Socorro”, defende o secretário de Saúde.
Mesmo o relatório, apontando problemas graves, o secretário Cassius Clay afirma que o setor de UTI adulto está em pleno funcionamento com todos os leitos ativados e funcionando normalmente. Afirma ainda que foi aberta uma ala específica de enfermaria para atendimento de pacientes do sexo feminino da clínica médica e a reativação de 05 leitos de UTI, sendo 02 Leitos de UTI adulta e 03 neonatais.
Ainda segundo o secretário a Prefeitura de Várzea Grande adquiriu uma ambulância nova totalmente equipada e com isso tem garantido o transporte de pacientes com maior conforto e qualidade, além de a Construção da Sede Própria do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), Reformas das Policlínicas do 24 de dezembro, Marajoara e Parque do Lago e adequação junto ao Ministério da Saúde para abertura da UPA 24 horas- Porte 3, do bairro Ipase. Há também investimentos para 2016.