Cuiabá, 20 de Agosto de 2022
logo

21 de Dezembro de 2017, 11h:00 - A | A

GERAL / EROSÃO E CHUVAS

Prefeitura decreta situação de emergência na região da ponte sobre o Rio Coxipó

O decreto aponta a necessidade da medida devido às fortes chuvas, que impedem "o conserto em definitivo da Ponte Benedito Figueiredo, que está interditada desde o dia 13 de dezembro.

RAUL BRADOCK
DA REDAÇÂO



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) decretou situação de emergência e alertou sobre possível calamidade pública na região afetada pela erosão da Ponte Benedito Figueiredo, sobre o Rio Coxipó, que está interditada desde a semana passada.

O decreto aponta a necessidade da medida devido às fortes chuvas, que impedem "o conserto em definitivo das obras danificadas, fato esse que poderia potencializar ainda mais os problemas socioeconômicos acarretados em decorrência dos desvios do trânsito das áreas afetadas", destaca trecho do decreto.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na publicação no Diário Oficial de Contas, de terça-feira (19), o prefeito cita que as chuvas atingiram intensamente 25 bairros de Cuiabá e cinco comunidades rurais. Emanuel destaca a necessidade da medida, já que caso um desastre natural aconteça, milhares de pessoas seriam afetadas.

RepórterMT/Reprodução

ponte interditada

A Ponte Benedito Figueiredo está desabando na região do Coxipó.

“Considerando que esse desastre poderá trazer como consequência, danos humanos e materiais à população afetada, atingindo aproximadamente 73.898 pessoas diretamente e 158.491 pessoas indiretamente, além de prejuízos econômicos no comércio na ordem de 30% (trinta por cento) de lucro cessante, conforme declaração da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico”, consta no decreto.

O decreto também autorizada a convocação de voluntários, sem contraprestação financeira por parte do Município de Cuiabá, para reforçar as ações de resposta ao desastre, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a coordenação da Diretoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Interdição da ponte

A ponte Benedito Figueiredo, dentre outras vezes, foi novamente interditada no dia 13 de dezembro. Isso após a Defesa Civil de Cuiabá emitir parecer técnico alertando para riscos de novos deslizamentos de terra no local.

No mesmo período de 2016, a região foi completamente alagada após o Rio Coxipó transbordar devido às fortes chuvas. A comunidade do Coxipó do Ouro, na zona rural de Cuiabá, viveu momentos de desespero ao ter parte das casas inundadas pelas águas do Rio dos Peixes, afluente do Rio Coxipó.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a inundação ocorreu por conta da elevação do nível da água no rio. Não houve vítimas, apenas prejuízos materiais.

Leia mais

Casas ficam cobertas por água do rio, no Coxipó do Ouro; veja fotos

Ponte no Coxipó será totalmente interditada a partir desta quarta-feira

Álbum de fotos

Do Internauta

Do Internauta

Do Internauta

Do Internauta

Reprodução

Reprodução

RepórterMT/Reprodução

Comente esta notícia

Edson 21/12/2017

Continua fazendo de cego com as DRAGAS de areia na região do Coxipó que vc vai ver o tamanho da destruição que vai ficar, aliás aquele promotor do Meio Ambiente que está sempre na midia poderia aparecer agora né ?? Ou isso não dá ibope ?

1 comentários

1 de 1