facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Julho de 2025
24 de Julho de 2025

26 de Setembro de 2023, 15h:33 - A | A

GERAL / PROBLEMA HISTÓRICO

Moradores ocupam Câmara em protesto por falta d"água em VG; veja vídeo

A manifestação ocorreu durante a sessão desta terça-feira (26), quando o presidente do DAE, Carlos Alberto Simões de Arruda, foi convocado para uma oitiva

CHRISTINNY DOS SANTOS
DO REPÓRTER MT



Moradores de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, ocuparam a Câmara Municipal em protesto contra a falta d'água, problema histórico na cidade. A manifestação ocorreu durante a sessão desta terça-feira (26), quando o presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Carlos Alberto Simões de Arruda, foi convocado para uma oitiva onde deveria esclarecer a questão.

A população várzea-grandense vem sofrendo com a falta de água há quase 10 dias consecutivos. Mas não é a primeira vez que privações como essa acontecem no município.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Durante a sessão, moradores levantaram cartazes com frases como: “Chega de brincadeira, Dae, queremos água”, “Água não é luxo, é vida” e “Sem água não temos comunidade”. Inquieta, a população pedia ajuda dos vereadores que ouviam Carlos Alberto.

Um dos moradores chegou a pedir a substituição do presidente e, se necessário, a privatização do DAE. "[Várzea Grande é] uma cidade que divide córrego e o Rio Cuiabá com a Capital cuiabana, mas a Capital tem água quase 24 horas. A desculpa deles é falar que o nível do rio está baixo, mas para Cuiabá a captação chega na torneira do cidadão", afirmou.

Na oitiva, o presidente do DAE atribuiu a falta de água a ligações clandestinas e crescimento significativo da população residente na cidade. De acordo com ele, apenas durante o mandato do Prefeito Kalil Baracat, o município ganhou entre 7 a 8 mil habitantes.

Carlos Alberto disse ainda que o problema deve ser resolvido com o investimento feito pela prefeitura na Estação de Tratamento de Água (ETA) Barra do Pari e na Imigrantes.

Veja vídeo:

Comente esta notícia

José Carlos de moraes 26/09/2023

Então demorou para privatizar isso e uma vergonha dae vc só serve para melhorar vida dos dirigentes o povo que se dane sempre foi assim e sempre será privatização já

positivo
0
negativo
0

1 comentários