DA REDAÇÂO
A concessionária de água e esgoto da Capital, CAB Cuiabá, fará nesta quarta-feira (10) a instalação de equipamentos para tentar melhorar o sistema de captação e das estações de tratamento. As estações São Sebastião e Ribeirão do Lipa ficam desligadas. Devido a isto, 267 mil pessoas ficarão sem água.
São 83 localidades atendidas pelas ETAs São Sebastião e Presidente Marques, com uma população aproximada de 217 mil pessoas, e 50 mil pessoas na ETA Ribeirão do Lipa, em 41 localidades.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Segundo informações da CAB, os trabalhos serão executados entre 6 e 22 horas no Sistema Central, que engloba as Estações de Tratamento de Água São Sebastião e Presidente Marques, e entre 6 e 12 horas, no mesmo dia, na Estação de Tratamento Ribeirão do Lipa.
A retomada do abastecimento ocorrerá gradativamente após a conclusão dos serviços, contudo o sistema de distribuição necessita de um período para ser totalmente pressurizado e recuperar a vazão completa para que a água chegue às residências. A recuperação completa do sistema de distribuição de água ocorrerá nas 72 horas subsequentes à parada.
Durante esse período a Concessionária fará abastecimento por caminhões pipa, com atendimento prioritário aos hospitais, creches e escolas da região de influência das ETAs.
Segundo a CAB são trabalhos de modernização e consistem em:
Elétrica: os painéis serão substituídos por equipamentos mais modernos que permitirão controlar funções dos conjuntos moto bomba, como rotação e vazão. Também serão reativadas duas usinas geradoras de energia que funcionarão como sistema reserva oferecendo maior confiabilidade ao sistema de abastecimento de água;
Automação: serão instalados equipamentos de telemetria para efetivar a integração com o novo Centro de Controle Operacional (em implantação);
Instrumentação: serão instalados sensores para monitorar, remotamente, temperatura, vibração e alinhamento dos motores dos conjuntos motobomba;
Tubulações: as adutoras de água bruta receberão peças especiais chamadas de Pipeline Inspection Gauge,que permitirão efetuar a limpeza e inspeção das tubulações;
Hidráulica: serão substituídos dispositivos de proteção da tubulação como ventosas, registros e válvulas de retenção;
Macromedição: conclusão da instalação de macromedidores nas grandes tubulações de saída das Estações de Tratamento de Água. Com essa ação todo o volume produzido passa a ser aferido, em tempo real, pelos dispositivos de medição eletromagnéticos;
Tratamento da água: as ETAs São Sebastião e Presidente Marques receberão melhorias nas diversas fases do tratamento.
Reservação: será feita limpeza e desinfecção dos reservatórios das estações. Cada um deles possui uma capacidade de 4 milhões de litros de água.
Redes de distribuição: serão instalados registros mais modernos para delimitar as áreas afetadas e o tempo de interrupção em caso de manutenções corretivas.
A lista completa das localidades atendidas por esses sistemas pode ser consultada abaixo ou pelo serviço de atendimento ao cliente: 0800 646 6115.