Cuiabá, 01 de Dezembro de 2022
logo

22 de Novembro de 2016, 15h:30 - A | A

GERAL / QUALIDADE DE VIDA

Mato Grosso cai no ranking nacional, aponta pesquisa; dados são de 2014

A pesquisa do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal analisa dados referentes ao período de 2011 a 2014. A análise aponta que MT teve crescimento pouco significativo em relação ao bem-estar da população e foi ultrapassado por Minas Gerais.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



Entre os anos de 2011 e 2014, a qualidade de vida dos mato-grossenses aumentou, mas não o suficiente para manter a oitava posição do estado no ranking geral, que mede o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O estudo apresentado, nesta terça-feira (22), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação João Pinheiro mostra que Mato Grosso teve um crescimento pouco significativo em relação ao bem-estar da população caindo para o nono lugar ao ser ultrapassado por Minas Gerais .

Mesmo perdendo uma posição, no ranking, Mato Grosso registrou 0,769 a 0,747 (em 2011), levado em consideração que quanto mais perto da pontuação "1" melhor o indicador. Neste caso, os mato-grossenses continuam à frente dos vizinhos Mato Grosso do Sul (10°) e Goiás (11°), que registraram 0,762, 0,75, respectivamente. A colocação classifica IDHM do estado como alto.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O estudo apresentado mediu em cada unidade da federação, os indicadores de renda, educação e longevidade da população e é semelhante ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), utilizado para comparar a qualidade de vida entre diferentes países.

Todos os 27 estados apresentaram avanço no IDHM entre 2011 e 2014. Os maiores crescimentos na avaliação foram observados no Amapá, Amazonas e Piauí. Já os menores crescimentos do IDHM ocorreram em Roraima, Goiás e Sergipe.

O que é o Radar IDHM?

É um estudo que realiza o cálculo do IDHM de 2011 a 2014 com base em dados produzidos pela PNAD. O estudo aponta tendências sobre o comportamento de indicadores sociais que avaliam a qualidade de vida no Brasil, nos 26 Estados e no Distrito Federal, e em nove regiões metropolitanas.

E o que é o IDHM?

O IDHM é a sigla para Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Trata-se de um indicador lançado em 2013 que coleta dados dos Censos realizados pelo IBGE para medir a qualidade de vida nos municípios brasileiros. A metodologia usada no cálculo do IDHM é similar à usada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para calcular o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos países e leva em consideração três quesitos básicos: renda, educação e saúde. A base de dados usada pelo Radar é diferente da utilizada pelo IDHM. A fonte de informações para o Radar IDHM é a PNAD e a do IDHM é o Censo. (Com informações do portal UOL).

Veja o ranking geral:

 IDHM

Ranking geral mostra que o IDMH de 2014 de todos os estados cresceu, se comparado com 2011.

Comente esta notícia

alexandre 22/11/2016

A grana fica toda pro Agronegócio.

1 comentários

1 de 1