facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 31 de Agosto de 2025
31 de Agosto de 2025

31 de Dezembro de 2021, 17h:07 - A | A

GERAL / CASOS CHOCANTES

Mais de mil crianças e adolescentes de MT sofreram estupro em 2021

Caso Maria Vitória é um dos que mais marcou este ano. A criança de 2 anos foi estuprada e espancada até a morte pelos pais adotivos, em Poconé.

DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO



Os números de estupros envolvendo crianças e adolescentes tiveram um aumento este ano, em Mato Grosso. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apontam que entre janeiro e outubro foram registrados 1.075 casos.

No mesmo período do ano passado, a pasta registrou 1.050.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Um dos casos que mais chocaram o Estado este ano foi o da Maria Vitória Lopes dos Santos, de 2 anos, que morreu no dia 08 de novembro após ter sido estuprada e espancada até a morte pelos pais adotivos, no município de Poconé (104 km de Cuiabá).

Amenina estava sob a tutela dos tios, Aneuza Pinto Ponoceno, e Francisco Lopes da Silva, após ter sido “abandonada” pelos pais. Atualmente, ambos estão presos.

Reprodução

maria vitória

A criança foi torturada, estuprada e morta pelos pais adotivos

Leia mais - Polícia encontra vídeos de tortura sofrida por menina de 2 anos

Durante depoimento à Polícia Civil, Aneuza contou que chegou a presenciar o companheiro estuprando a menina. “Na vez que eu vi, ele estava deitado de conchinha abraçando e beijando ela. O pênis eu não sei se estava, mas a mão dele estava na perna dela”, contou.

A mulher contou também que Maria Vitória era estuprada duas vezes na semana, agredida com um pedaço de corda e obrigada a desfilar nua. Por outro lado, Francisco nega todas as acusações.

O casal foi denunciado pelo Ministério Público Estadual no dia 22 de novembro e se tornaram réus por tortura, estupro de vulnerável e homicídio quintuplamente qualificado.

Confira todas as matérias sobre o caso da Maria Vitória aqui.

Reprodução / Folha do Litoral

ABUSO SEXUAL ESTUPRO

  Entre janeiro e outubro foram registrados 1.075 casos.

Criança estuprada por vizinho

 

No dia 11 de novembro a Polícia Militar registrou uma ocorrência de estupro de vulnerável envolvendo uma criança de 2 anos, no município de Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá).

Narra o boletim de ocorrência, que a mãe estava em casa quando ouviu a menina gritando por ela. Desesperada a mulher saiu em busca da filha e percebeu que a voz dela vinha da casa do vizinho.

Ao entrar, flagrou a filha deitada na cama do homem com a calcinha baixada. O criminoso fugiu em seguida e ainda não se tem informações da prisão dele.

Padrasto que estuprava enteadas

No início do mês um homem, de 54 anos, foi preso após ser acusado de estuprar as enteadas de 12, 10, 8 e 6 anos, no município de Colniza (1.065 km de Cuiabá).

De acordo com a Polícia Civil, a mãe das meninas relatou sobre os abusos para o Conselho Tutelar, que levou as vítimas até a delegacia da cidade e comunicou as autoridades sobre o caso. 

Com a participação da psicóloga, do promotor de Justiça e do juiz da Comarca, as vítimas foram ouvidas em depoimento especial, e, mesmo demonstrando estarem abaladas, contaram com detalhes os abusos que vinham sofrendo por parte do padrasto. Tudo teria começado há cerca de dois anos, quando ele passou a morar com a mãe das crianças.

As quatro menores foram submetidas ao exame de corpo delito, sendo constatado o ato de conjunção carnal na menina mais velha, de 12 anos.

Diante da gravidade dos fatos, o Ministério Público representou imediatamente pela prisão preventiva do acusado, deferido pelo juízo competente.

Comente esta notícia