facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 16 de Setembro de 2025
16 de Setembro de 2025

20 de Setembro de 2017, 16h:48 - A | A

GERAL / VÁRZEA GRANDE

Lucimar implanta programa que garante merenda de qualidade a alunos

DA REDAÇÃO



A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), implantou o programa da Organização Não Governamental Internacional de Alimentação Consciente Brasil, que visa implementar a merenda escolar servida aos 27 mil alunos matriculados nas escolas e creches municipais.

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Os produtos adquiridos são de qualidade e devem ser manuseados e bem preparados, pois temos convicção de que as refeições nas escolas de Várzea Grande são mais do que um complemento alimentar, são um reforço para que cada aluno receba a quantidade ideal de nutrientes. Aqui não falta merenda e a mesma tem que tem qualidade e ser saborosa”, disse a prefeita.

O programa também objetiva reduzir os impactos ambientais ao oferecer aos alunos da rede pública de ensino refeições mais saudáveis e sustentáveis. O cardápio diferenciado é elaborado por nutricionistas e prima pela necessidade da reposição de calorias e nutrientes necessários para o adequado desenvolvimento físico e intelectual do estudante.

A implementação da política alimentar adotada por Várzea Grande segue as recomendações das maiores autoridades mundiais em assuntos relacionados ao Meio Ambiente e Saúde, como a Organização das Nações Unidas e a American Heart Association, que sugerem medidas de redução do consumo de carnes e derivados de origem animal para combater e prevenir doenças.

As medidas são recomendadas, pois ajudam a frear o desmatamento e a diminuir o consumo excessivo de importantes recursos naturais como a água.

Diariamente nas escolas municipais de período parcial, a merenda é servida uma vez por dia. Nas unidades que já trabalham o período integral, as unidades Em Tempo Ampliado (ETA), a alimentação é oferecida pelo menos três vezes, dentro dos chamados turno e contra turno de ensino. 

Com a nova parceria, todas as 300 merendeiras da rede municipal de ensino receberam treinamento ministrado pelo Chef de cozinha André Vieland da Humane Society International (HSI), com o objetivo de aprender opções de receitas saudáveis para produzir refeições com alto valor nutritivo, como a feijoada de legumes, o virado de mandioca, o macarrão à cuiabana, entre outras. 

“No cardápio, trabalhamos com variedade na alimentação, e esta diversificação, oferece maior número de nutrientes. A criança necessita de vários nutrientes para um crescimento saudável, a exemplo da inclusão de folhas, como agrião e alface na alimentação escolar. As crianças quase não comem folhas, então precisamos usar a criatividade. Não podemos esquecer de incluir no cardápio os itens da culinária regional”, observou o chef.

Os esforços por uma boa alimentação no município renderam a certificação internacional “Selo de Alimentação Consciente” e Várzea Grande passa a ser a segunda cidade de Mato Grosso a receber o Selo e uma das pioneiras no Brasil ao implantar programa que visa melhorar a saúde pública e reduzir os impactos ambientais causados pelo consumo de carne e produtos de origem animal.

O secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis, acrescenta que a lei estabelece que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar sejam destinados a compra de produtos orgânicos de agricultores familiares. “Mais do que um programa que fornece alimentação nutritiva aos estudantes da educação básica enquanto estão na escola, contribuímos com a vida de agricultores familiares, desenvolvemos o hábito da alimentação saudável e evitamos a evasão de alunos”.

A convergência de políticas públicas visando a integração entre a agricultura familiar, alimentação escolar e parcerias enriquecedoras resultaram em um cardápio elaborado respeitando a cultura local, alimentos regionais, os princípios de quantidade, qualidade, variedade, moderação e harmonia.

“Um cardápio saudável deve fornecer alimentos em quantidade adequada, nem de mais, nem de menos, proporcionando ao organismo todos os nutrientes necessários, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes, além da formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional”, explicou o secretário Silvio Fidélis.

“Investir na qualidade da merenda escolar é fundamental, pois a alimentação saudável faz parte de um aprendizado eficiente”, disse a diretora da escola municipal de educação básica 'Emanuel Benedito de Arruda', no bairro Santa Maria II que recebeu um dos treinamentos. A diretora Josiane Maria da Silva, também lembra que “a administração vem assegurando aos seus alunos o fornecimento diário de uma alimentação mais rica, sadia, nutritiva e de qualidade, colaborando, assim, para a sua formação social e cognitiva”, explicou.

O treinamento do programa Alimentação Consciente ocorreu em Várzea Grande dias 04, 05 e 06 de setembro. A “Alimentação Plant Based” tem como base energética e nutritiva alimentos ricos em fibras e amidos como: batatas e batatas doces; grãos integrais como arroz integral, milheto, quinoa e trigo; Milho e ervilhas; Leguminosas como grão-de-bico, feijões, lentilhas e a soja acompanhados de frutas frescas, verduras, legumes sempre diversos e coloridos. 

Comente esta notícia