facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Junho de 2024
17 de Junho de 2024

24 de Maio de 2024, 13h:09 - A | A

GERAL / DIA 30 DE MAIO

Lojas poderão abrir em Cuiabá e VG no feriado de Corpus Christi

Por se tratar de feriado nacional, o funcionamento de órgãos públicos em geral, exceto no caso das atividades consideradas essenciais, e as instituições bancárias não funcionarão no dia 30.

DO REPÓRTER MT



O feriado nacional de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (30), não impedirá a abertura do comércio em Cuiabá e em Várzea Grande. As atividades em geral, tanto de shoppings quanto de ruas, poderão funcionar seguindo algumas obrigações da data, como a remuneração das horas trabalhadas em dobro, incluindo as comissões de vendas.

Para determinadas categorias, as regras aplicadas são diferentes. No caso dos supermercados, bares e restaurantes, o empresário deve realizar o pagamento da hora em dobro ou determinar outro dia de folga.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Por se tratar de feriado nacional, o funcionamento de órgãos públicos em geral, exceto no caso das atividades consideradas essenciais, e as instituições bancárias não funcionarão no dia 30. As contas com vencimento na data poderão ser pagas no próximo dia útil.

Leia mais: Emanuel suspende feriadão para servidores de Cuiabá

Para os demais municípios do estado, a Assessoria Jurídica da Federação orienta que devem ser observadas as regras inseridas nas respectivas Convenções Coletivas de Trabalho.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, lembra que o feriado coincidirá com o primeiro dia da Feira Internacional de Turismo – FIT Pantanal, contribuindo com a expectativa de aumento de público no evento que seguirá até o dia 2 de junho.

“A feira contará com extensa programação artística e cultural, além de muita culinária com pratos típicos da região. A diversidade de atrações é um grande chamariz para atrair o público no evento. São aguardadas 75 mil pessoas nos quatro dias de evento, 50% acima da edição de 2023, quando 50 mil visitantes compareceram à feira que é uma das maiores do segmento turístico”, reforça Wenceslau Júnior.

Comente esta notícia