facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 02 de Julho de 2025
02 de Julho de 2025

20 de Novembro de 2019, 14h:20 - A | A

GERAL / AFRO-BRASILEIROS

Lavagem das escadarias da Igreja de São Benedito é ato de tradição e cultura

O ato inter-religioso entrou para o calendário cultural do município em 2018.

MAJU SOUZA
DA REDAÇÃO



Na Capital mato-grossense, um ato inter-religioso entrou para o calendário cultural do município em 2018, a Lavagem das Escadarias de São Benedito. A prática se assemelha ao que é feito em Salvador (BA), em que são lavadas as escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bom Fim.

Aqui em Cuiabá, organizado pelos membros de religiões de matrizes africanas, é lavada a escadaria da Igreja São Benedito, no Centro. Apesar de ser um ato organizado por um grupo religioso, ele é voltado para a cultura popular, sendo uma forma de união entre as diversas religiões que compõe a sociedade cuiabana. A missão é resgatar e dar visibilidade à cultura africana.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O babalorixá Paulo de Oxumaré coloca que há uma comunhão perfeita nesta celebração.

“Essa integração com outras instituições religiosas representam o princípio de um respeito que sempre deveria ter sido vivido”, afirma o sacerdote.

“Essa integração com outras instituições religiosas representam o princípio de um respeito que sempre deveria ter sido vivido”, afirma o sacerdote.

“Vejo essa importância quando podemos estar lado a lado, de mãos dadas, um abençoando o outro” continua.

A liturgia das religiões das matrizes africanas é levada, por meio, dos cânticos.

A organizadora da lavagem, Lindisey Sá, explica que para esse evento são levados às roupas e os instrumentos afros.

“Cantamos músicas de diversas religiões, católicas, evangélicas e nossa. O intuito é agregar e celebrar a cultura de um povo”, explica à organizadora Lindisey Sá.

“Cantamos músicas de diversas religiões, católicas, evangélicas e nossa. O intuito é agregar e celebrar a cultura de um povo”, explica à organizadora.

Além disso, a água representa não apenas um líquido para saciar a cede, mas sim, um alimento que limpa, energiza e revitaliza a alma, tendo um significado importante nesse evento.

A data da lavagem ficou marcada para o segundo sábado que antecede o domingo da tradicional procissão de encerramento dos festejos de São Benedito, que é realizado no começo de julho de cada ano.

Comente esta notícia

Carlos Nunes 20/11/2019

Ih! Já fui nessa lavagem das escadarias da Igreja durante anos...ainda quando o seu Antônio Mulato tava vivo. E não compreendi bulhufas a situação...do pessoal da raça negra, incluindo seu Mulato com mais de 100 anos, lá fora...e as portas da Igreja de Nossa Senhora e SÃO BENEDITO fechadas. Até a Igreja do Santo negro...fica fechada pros negros. E olha que, quem construiu essa Igreja foram os negros. Portas da Igreja fechadas...e Seu Mulato lá fora...nem pode entrar pra rezar pra SÃO BENEDITO. Seu Antônio Mulato faleceu com 113 anos...na última vez que compareceu, já tava em cadeira de rodas...LÁ FORA. O que será que SÃO BENEDITO achou disso?

positivo
0
negativo
0

1 comentários