CHRISTINNY DOS SANTOS
DO REPÓRTER MT
A injeção vitamínica aplicada na grávida Elaine Ellen Ferreira Vasconcelos, de 32 anos, que morreu após fazer uso do medicamento é contraindicada em caso de gravidez. A aplicação foi realizada nessa terça-feira (04) em uma farmácia do bairro Tijucal, em Cuiabá. A fisioterapeuta passou mal e chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu de choque anafilático. Ela não tinha receita médica
O complexo vitamínico Neo Cebetil aplicado em Elaine é indicado como complemento das vitaminas B e C. De acordo com a bula do medicamento, "não há relatos de problemas específicos de acordo com a posologia recomendada", no entanto, o medicamento "não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista".
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Na bula do medicamento consta ainda que em caso de gravidez um médico deve ser informado do uso do complexo vitamínico "na vigência do tratamento ou após o seu término." A orientação também serve para quem está amamentando.
Leia mais
Grávida toma injeção para aumentar imunidade, passa mal e morre em Cuiabá
Conselho apura caso de grávida que morreu após tomar injeção em farmácia de Cuiabá
Entenda o caso
Gestante de 8 meses, Elaine procurou a farmácia para tomar uma medicação com efeito vitamínico, pois estava com sintomas gripais e queria aumentar a imunidade. Após fazer o uso de medicamento, ela passou mal.
Quando a equipe do Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, Elaine estava em parada cardiorrespiratória. Ela foi encaminhada para a maternidade Santa Helena e internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu. A criança também morreu.
O caso será apurado pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).