facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Maio de 2025
15 de Maio de 2025

08 de Abril de 2022, 12h:00 - A | A

GERAL / ELIXIR CUIABANO

Guaraná ralado ajuda a combater envelhecimento e previne diversas doenças

Além da ação antioxidante poderosa, a bebida já tão tradicional para os cuiabanos também é um grande amigo para quem quer emagrecer

THALITA QUEIROZ
DA REDAÇÃO



O guaraná ralado é, sem dúvidas, uma bebida muito tradicional nas manhãs dos cuiabanos. Passado de geração em geração, o costume de tomar uma dose diária de guaraná ralado, às vezes até antes do café da manhã, é parte do dia a dia mato-grossense e faz um bem enorme à saúde.

Esse hábito tão regional se tornou muito comum no século XVIII, por conta do comércio das províncias do norte, feito através dos rios da Bacia Amazónica. Entre os cuiabanos mais antigos, há quem diga que não vive sem a sua pequena dose da bebida.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O que muitas pessoas não sabem, porém, são os diversos benefícios a saúde que o guaraná ralado traz. Além do clássico efeito estimulante, por conta da alta quantidade de cafeína contida na fruta, o guaraná é um poderoso agente antioxidante, o que previne doenças, ajuda no combate ao tão temido envelhecimento, auxilia no foco e na concentração, e é uma ótima pedida para a mesa de quem deseja emagrecer, pois, aumenta o metabolismo.

A nutróloga Laryssa Moraes contou, em entrevista ao #repórtermt, um pouco sobre a ação do guaraná como antioxidante, e sua importância na prevenção de doenças.

“O antioxidante diminui os processos de envelhecimento não só cutâneo, mas o envelhecimento celular, então a gente consegue ter o auxílio na prevenção de algumas doenças. Ele melhora a concentração, melhora a saúde cardiovascular, aumenta o metabolismo, então as pessoas costumam usar em energéticos”, explicou.

Segundo ela, estudos apontam que esse trabalho de diminuir o envelhecimento celular pode prevenir doenças como diabetes e vários tipos de câncer. Laryssa afirmou, ainda, que o guaraná possui um grande potencial metabólico, o que, por consequência, provoca perda calórica.

“Tem uns estudos que apresentam um aumento no potencial de 11% no metabolismo. Tem outros que falam que o guaraná tem um potencial grande de queima calórica, de gasto calórico em repouso”, relatou.

Os benefícios não terminam por aí. Conforme a nutróloga, o guaraná auxilia em outras questões como melhora nas saúdes pulmonar,  cardiovascular, da pele, circulatória, cognitiva, e tem grande ação diurética, diminuindo a retenção de líquidos, além de ação laxativa.

A cafeína presente no fruto estimula a capacidade de concentração e de raciocínio, aumenta a frequência cardíaca e a animação durante o dia. Contudo, a nutróloga ressalta que uma pequena dose de guaraná ralado já apresenta grande quantidade de cafeína e, por isso, deve ser consumido com moderação. No caso de hipertensos, uma boa dica é consultar um profissional antes de fazer o uso do produto tão querido pelos cuiabanos. 

“O ideal é que ele seja consumido em moderação, então uma dose diária é mais do que suficiente pra quantidade de cafeína, porque a quantidade de cafeína que existe no guaraná é 3 vezes maior que a quantidade de cafeína que tem nos grãos de café, por exemplo, então ele é muito mais estimulante do que o café em si”, finalizou.

Comente esta notícia