APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT
Já são 13 os casos suspeitos de varíola dos macacos em Mato Grosso. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram notificados até a manhã desta quinta-feira (11) quatro casos suspeitos em Várzea Grande, três em Cuiabá, três em Rondonópolis, um em Sorriso, um em Nossa Senhora do Livramento e um em Barra do Garças.
Na última sexta-feira (5), a SES confirmou os dois primeiros casos da doença no Estado, ambos em Cuiabá. Os dois casos dizem respeito a homens, de 39 e 40 anos, que estiveram recentemente na região Sudeste do país, onde já existem casos de transmissão comunitária da doença.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
LEIA MAIS - Mato Grosso tem dois casos confirmados de varíola dos macacos
Uma pessoa já morreu da doença no Brasil, em Minas Gerais. Nenhum óbito foi registrado em Mato Grosso.
A transmissão da doença ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções e lesões de pele de pessoas infectadas ou com objetos contaminados. A erupção cutânea, característica da doença (ver imagem) começa a aparecer no rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.
Os principais sintomas da doença são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. A recomendação das autoridades sanitárias é que diante destes sintomas, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
LEIA MAIS - Varíola dos macacos: idosos e crianças têm mais risco de morte, diz infectologista