RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO
Um vídeo compartilhado pelas redes sociais, tem provocado alerta por meio de correntes divulgadas pelo aplicativo Whatsapp, que denunciam a mensagem de incentivo para que crianças cometam suicídio.
A mensagem em questão faz faz parte de um trecho de um longa metragem francês chamado "A Pequena Loja de Suicídios", produzido em 2012.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Com o título original de Le Magasin des Suicides, a ficha técnica descreve o longa como sendo do gênero; animação, comédia e comédia musical.
Conforme o que está sendo compartilhado (ver foto), a mensagem de ‘aviso’ alerta aos pais sobre cuidados que devem ter com o que os filhos assistem.
Divulgação

Mensagem compartilhada em redes sociais
“Pessoal estejam espertos sobre o que as crianças assistem na TV. Saiu um desenho animado para crianças incentivando ao suicídio, será lançado nos cinemas. [...] Por ser um desenho, podemos achar que não é nada e nem damos importância”, discorre a mensagem, de forma a se caracterizar como uma "corrente" – informação compartilhada sem checagem.
Uma crítica, publicada no blog Cinema Arte, explica que o filme, dirigido por Patrice Lecont, é direcionado para o público adulto. O autor também ressalta as reviravoltas do roteiro.
“Uma estória que tinha tudo para ser triste, mas que acaba sendo o contrário disso e termina como uma grande lição sobre a vida”, contrariando o que esta sendo compartilhado. O caso também foi comentado no site boatos.org, onde é afirmado que o filme não é voltado para crianças.
O alerta surge no momento em que a sociedade brasileira teme pelos crimes online, que têm gerado casos de suicídio por meio do desafio virtual Baleia Azul.
Em Mato Grosso ao menos uma morte ligada ao desafio ‘Baleia Azul’ já foi confirmada, sendo de uma garota de 16 anos que se suicidou em Vila Rica. Outros 10 casos, de envolvidos no desafio, estão sendo investigados em Cuiabá e Várzea Grande.
“Os pais precisam ficar atentos com o que os filhos fazem na internet e procurar colocar uma senha, caso necessário”, explica a escrivã Daveline.
Conforme a escrivã Daveline Pereira Leite, da Gerência de Combate aos Crimes de Alta Tecnologia (Gecat), da Polícia Civil, não há denúncias de que este vídeo tenha sido enviado para crianças e adolescentes em Mato Grosso, mas a orientação é que os responsáveis precisam tenham cuidado com o que os menores fazem no ambiente virtual.
“Os pais precisam ficar atentos com o que os filhos fazem na internet e procurar colocar uma senha, caso necessário”.
Conforme Daveline, caso alguém receba alguma coisa que possa caracterizar uma ameaça ou crime, é necessário que se faça uma denúncia para que as autoridades tomem conhecimento do fato.
“A gente pede para que as pessoas façam a denúncia ao invés de sair compartilhando. Só a partir da denúncia que podemos verificar se o fato é real ou não. Tudo é passado para uma equipe técnica para verificação, mas muitas vezes chegam coisas que nem são reais”, finaliza a escrivã.
Para fazer a denúncia, as pessoas podem ligar na Polícia Civil pelo 197 e se envolver crianças também é possível ligar no Disk 100.
Veja o vídeo
Leia mais
Polícia investiga 10 menores por envolvimento em jogo do suicídio
Novo jogo mortal atrai crianças de até 8 anos; delegado alerta pais
JEFERSON MATOS 05/05/2017
Vi o vídeo e não achei nada demais. Quem quer se suicidar vai fazer sem alarde, na surdina, decidido!!! Não vai ser um desenho que vai encorajar.
1 comentários