ANDRÉ MICHELLS
DA REDAÇÃO
A loja da Havan, instalada na Avenida do CPA, em Cuiabá, foi autuada na tarde desta segunda (19), por prática de propaganda enganosa. A equipe chefiada pela delegada Ana Cristina Feldner, da Delegacia do Consumidor, após a nota "PEGADINHA", da Coluna Direto ao Ponto (leia AQUI), publicada hoje, esteve na empresa para uma fiscalização em parceria com o Procon Municipal e constatou as irregularidades, conforme relatou a coluna.
A nota informava que, além de não haver atendentes para tirar dúvidas, os produtos contínham preços que, no caixa, na hora de pagar a conta, não batiam. A fiscalização encontrou falha grave em pelo menos dois produtos. Um deles (blusa feminina) tinha um preço de 'promoção', mas o menor valor do ítem, no caixa, era o dobro do informado.
Outro ponto é com relação a tapetes. Na placa consta um preço e, bem pequeno, está a marca relativa. "Só que, na pilha de tapetes há várias marcas e o consumidor não vai ficar olhando no verso de cada um pra checar, é uma forma de induzir ao erro", disse a delegada.
Outra irregularidade apontada por Carvalho é com relação aos caixas. A empresa não estaria cumprindo a lei que determina a quantidade de 50% dos caixas disponíveis
Agora, Ana Cristina vai instaurar um procedimento criminal para apurar quem são os responsáveis pelas irregularidades. "Esse é um pouco mais demorado, já que prevê até prisão", disse.
O Procon Municipal também já fez um auto de infração e vai definir a multa aplicada para a empresa.
O superintendente Carlos Rafael Carvalho informou ao que a autuação é por venda de produtos com preços diferenciados da gôndola para o caixa.
Ele disse que vai abrir procedimento administrativo dando prazo de 10 dias para empresa. "Mas nesse caso haverá multa com certeza; pelos artigos 56 e 57 do Código de Defesa do Consumidor, o valor varia de R$ 3 mil a R$ 3 milhões", avisou.
Outra irregularidade apontada por Carvalho é com relação aos caixas. A empresa não estaria cumprindo a lei que determina a quantidade de 50% deles disponíveis.
O superintendente afirmou que a ajuda da população é muito importante nesses casos e pediu que, quem sentir-se enganado, deve denunciar ao Procon e à Decon. A direção da loja não se pronunciou sobre o caso.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
RpMT

Fiscais da Decon e do Procon municipal autuaram a loja da Havan, na Avenida do CPA, em Cuiabá
Juscelia Rodrigues 20/10/2015
O supermercado Comper, tambem tem este vicio, por varias vezes passei por esta situação no caixa.Onde nas gondolas tinha um preço com desconto, e no caixa o valor estava acima.. Ao questionar o caixa, tive como resposta, que a equipe que concede os descontos de tal produtos não repassaram para eles. Complicado isso ne, para nos como cliente.
Rubens Aviz 20/10/2015
Que palhaçadporque nao vao atraz para fazer o VLT funcionar Isso fem cara de concorrencia incompetente,
lucia 20/10/2015
Sobre 50% dos caixas, deveriam ir na maioria das lojas averiguar, perde-se um tempo muito grande em filas nos caixas, se tem 10 guiches, 2 funcionam, e nao importa o tamanho da fila,
jose dias 19/10/2015
Nessa do tapete aconteceu comigo na Havan de tres lagoas MS
Rodrigo Aguiar 19/10/2015
Parabéns PROCON Cuiabá e Decon. Vejo a atuação conjunta desses órgãos ultimamente de forma muito benéfica à nós consumidores. Onde tem desrespeito deve haver atuação.
Ingridi Martins 19/10/2015
Essa pratica é ja antiga nesta loja...inclusive la de VG tb. Costumaz!
6 comentários