facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 16 de Julho de 2025
16 de Julho de 2025

20 de Outubro de 2023, 13h:31 - A | A

GERAL / DESDE 1911

Cuiabá vai ter 45 graus no fim de semana e bater novo recorde histórico de calor

O Inmet emitiu alertas de baixa umidade e onda de calor, com temperaturas 5 graus acima da média.

THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT



Uma bolha de calor "estacionou" sobre Mato Grosso e o fim de semana será escaldante. A capital Cuiabá deve bater novo recorde desde 1911, quando o país começou a registrar as temperaturas, chegando a 45°C no domingo (22) e na segunda-feira (23).

Conforme a agência Clima Tempo, a onda de calor vai agir até a próxima terça-feira (24). 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Uma massa de ar seco se intensifica no Centro-Oeste, deixando o céu com poucas nuvens, sem chances de chuva e temperaturas altíssimas. Esse ar quente e seco está atuando sobre quase todo o Mato Grosso. No oeste e noroeste do Estado, o sol aparece em grande parte do dia e a umidade do ar é de clima de deserto, em torno de 12%.

Leia também: Com 44, 2 graus, Cuiabá bate recorde de calor e é a cidade mais quente do mundo

O Inmet emitiu alertas de baixa umidade e onda de calor, com temperaturas 5 graus acima da média por cerca de 5 dias. Há risco à saúde, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

As recomendações nesse período são para ingerir bastante líquido, hidratar a pele, umidificar o ambiente, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Segundo a agência ClimaTempo, nessa sexta-feira (20) o calor e o sol continuam, sem chance de chuva. A umidade fica entre 9% e 30%, com temperatura máxima de 44 graus.

No sábado (21) o sol predomina o dia todo, entre algumas nuvens, mas o calor piora. Os termômetros chegam a 44,2 graus, com umidade do ar entre 10% e 27%.

No domingo (22) é alerta vermelho. A temperatura chega a 45 graus, com sol o dia todo, sem chance de chuva. A umidade do ar ficará em 11%.

Na segunda-feira (23), o sol continua entre algunas nuvens. Novamente a temperatura máxima pode chegar a 45 graus. A umidade relativa do ar permanece entre 15% e 34%.

Na terça-feira (24), último dia do alerta para a onda de calor, há chance de pancadas de chuva à tarde e à noite, podendo registrar 15mm no acumulado do dia. A umidade varia entre 18% e 51%, com termômetros variando entre 26 e 43 graus.

Comente esta notícia

Mari Hoffmann 20/10/2023

Deve ser porque desmatam tudo e causam SECA, não preservam os recursos FINITOS DE ÁGUA ! PAREM DE PLANTAR SOJA E VENDER PARA A CHINA.

positivo
0
negativo
0

1 comentários