facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Junho de 2024
19 de Junho de 2024

13 de Dezembro de 2022, 12h:30 - A | A

GERAL / DOENÇA CONTAGIOSA

Cuiabá libera vacinação contra Catapora para adultos

As vacinas podem ser encontradas em todas as unidades básicas de saúde do município

DO REPÓRTER MT



A vacinação contra Varicela, mais conhecida como Catapora, foi ampliada para toda a população de Cuiabá nas unidades básicas de saúde de Cuiabá. O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de 5 anos, mas estará liberada para adultos até 59 anos enquanto houver estoque.

Segundo a responsável técnica da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Nágila Rocha, os adultos que não tomaram essa vacina quando criança poderão receber uma dose do imunizante, com exceção das gestantes e imunodeprimidos. “Recebemos uma orientação da Secretaria de Estado de Saúde para liberarmos essa vacinação para a população adulta até 59 anos devido ao prazo de validade deste imunobiológico, que está para vencer”, revelou a RT.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A Varicela (catapora) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira. Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante.

Uma vez adquirido o vírus Varicela, a pessoa fica imune à catapora. No entanto, esse vírus permanece no corpo a vida toda e pode ser reativado, causando o Herpes-Zoster, conhecido também como cobreiro.

LEIA MAIS - Ar-condicionado pega fogo e causa pânico no Brasil Beach

Comente esta notícia