facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 02 de Setembro de 2025
02 de Setembro de 2025

02 de Setembro de 2025, 15h:10 - A | A

GERAL / ESCALDANTE

Cuiabá bate recorde de calor e baixa umidade

Historicamente, setembro é um dos meses mais quentes e secos em Mato Grosso

GUSTAVO CASTRO
DO REPÓRTERMT



Cuiabá bateu dois recordes climáticos nessa segunda-feira (1º). A capital de Mato Grosso registrou a menor umidade relativa do ar do país, com apenas 13%, e também alcançou a maior temperatura do ano até agora, que chegou a 40,9°C.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade ainda havia marcado mais cedo 40,3°C, mas superou a própria marca horas depois. Na lista das dez menores umidades do Brasil, além da capital mato-grossense, aparece também Alto Araguaia (422 km de Cuiabá), com 16%.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Leia mais - Cuiabá registra 40°C e 15% de umidade e lidera lista das cidades mais quentes e secas do país

Historicamente, setembro é um dos meses mais quentes e secos em Mato Grosso. É um período de poucas chuvas e registros frequentes de altas temperaturas, cenário que agrava os riscos de queimadas urbanas e florestais, além de problemas respiratórios na população. Por conta disso, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) emitiu dois alertas de perigo que valem para todo o estado. No aviso, o Instituto orienta a população para os riscos com incêndios florestais, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Dentre as orientações, estão também os cuidados com a prática de atividade física e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, a necessidade do consumo de líquidos, principalmente água,o uso de hidratantes para a pele e protetores solar. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Previsão

A primeira semana de setembro será marcada por altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Para esta quarta-feira (3), a mínima prevista é 24°C e máximas pode chegar a até 37°C. A umidade pode cair a 17%, com apenas 5% de chance de chuva.

Na quinta-feira (4) há aumento na temperatura, que deve variar entre 24°C e 37°C. A umidade deve ser a mais baixa, chegando a 16%.

Já na sexta-feira (5) o site climático aponta que ocorrerá um leve alívio nos termômetros, que variam de 21°C a 33°C. A umidade sobe para 21%, mas ainda em patamar considerado preocupante.

Comente esta notícia