facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Abril de 2025
24 de Abril de 2025

23 de Dezembro de 2023, 16h:52 - A | A

GERAL / BALANÇO DE 2023

Cinco postes foram derrubados por dia em Mato Grosso; 1,9 mil no total

Quase 1900 ocorrências foram registradas neste ano. Veja dicas de segurança

DO REPÓRTER MT



Em 2023, já foram registradas quase 1,9 mil ocorrências envolvendo acidentes que danificaram e derrubaram postes em Mato Grosso. Em outras palavras, é como se cinco postes fossem derrubados por dia no estado. Houve um crescimento de quase 3% em relação ao ano passado. Por isso, os cuidados devem ser redobrados por conta das festividades de fim de ano, quando o número tende a subir pela movimentação de viagens e consumo de bebidas alcoólicas.

De acordo com o gerente de operações da Energisa Mato Grosso, José Nelson Quadrado Junior, todo acidente envolvendo postes é preocupante, pois além do risco para a segurança do motorista e de pessoas que trafegam pelo local, podem também interromper o fornecimento de energia para residências, comércios, instituições de saúde, entre outros.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“O risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é altíssimo, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia e proteção para interromper o fornecimento em situações como essas, é sempre importante considerar que a rede está energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”, reforça o gerente.

A principal recomendação de segurança em caso de acidente envolvendo um poste é permanecer dentro do veículo, se possível, e contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Energisa. "Embora seja comum as pessoas presentes no local quererem prestar ajuda, tirar fotos ou filmar o acidente, é importante manter uma distância segura para evitar o risco de descargas elétricas", completa José Nelson.

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 646 4196, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa, pelo link www.gisa.energisa.com.br.

 

Comente esta notícia