Cuiabá, 20 de Agosto de 2022
logo

10 de Dezembro de 2017, 19h:00 - A | A

GERAL / PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Casa de Bem Bem desaba por causa das chuvas na Capital

A Prefeitura informou que a empresa responsável vai tomar as medidas necessárias a partir de segunda-feira (11).

CAMILA PAULINO
DA REDAÇÃO



Parte da estrutura da Casa de Bem Bem, localizada na Rua Barão de Melgaço, no Centro Histórico de Cuiabá, desabou após as constantes chuvas, nos últimos dias. O imóvel que já estava danificado, ficou destruído neste domingo (10).

A casa é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e estava abandonada até outubro deste ano, quando a Prefeitura de Cuiabá anunciou que iria reformar o espaço e transformar o local em Centro Cultural.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Há duas semanas a Prefeitura  de Cuiabá iniciou obras de revitalização do imóvel, após intervenção da Procuradoria Geral do Município, porém, com as chuvas as obras foram prejudicadas. A obra é conduzida por meio de um Termo de Comodato, e o valor é de R$ 2.1 milhões.

No local somente uma lona preta protegia a casa e a estrutura acabou ainda mais comprometida após as chuvas.

Na semana passada, parte da estrutura do imóvel já havia desabado, também em razão das constantes chuvas que têm atingido a Capital e neste domingo a situação ficou mais complicada.

Diante do desmoronamento parcial, a Prefeitura emitiu nota confirmando que as chuvas dificultam o andamento da obra e comprometem a estrutura.

"Devido à intensidade das chuvas nas últimas semanas, os trabalhos, especialmente em função do destelhamento da casa, ficaram comprometidos, sendo que o local chegou a ter com 80% da fachada comprometidos", diz trecho da nota.

A Prefeitura informou que a empresa X Nova Fronteira, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo – responsáveis por conduzir a obra no local – realizaram uma força-tarefa para que a estrutura do imóvel não fosse ainda mais danificada.

As medidas emergenciais serão tomadas a partir desta segunda-feira (11).

"Nesta segunda-feira (11.12) diante do agravo dos fatos, a Secretaria, Procuradoria, IPHAN, e representantes da empresa estarão decidindo medidas emergenciais a serem tomadas".

História da Casa de Bem Bem 

O local era conhecido como ponto de encontro para as tradicionais festas de São Benedito e ficou famoso por ser um lugar alegre e receptivo. 

A proprietária da casa, dona Constança Figueiredo Palma, conhecida como "Dona Bem Bem", foi uma típica cuiabana muito carismática e solidária que nasceu em 1919 e faleceu aos 71 anos, em 1990.

Ela é mãe do ex-prefeito de Cuiabá, Rodrigues Palma.

Leia a íntegra do comunicado da Prefeitura de Cuiabá:

A Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo informa que, após diversas notificações, a empresa responsável pela obra de restauração da Casa de Bem-Bem retomou os trabalhos no final de novembro deste ano. Uma força-tarefa entre a secretaria, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a empresa X Nova Fronteira foi criada para que a estrutura não fosse ainda mais danificada, logo após a intervenção da Procuradoria Geral do Município.

A ordem de serviço para início das intervenções foi expedida em abril de 2017 e os procedimentos para andamento das requalificações tiveram início logo em seguida. Trata-se de um patrimônio tombado, como bem se sabe, e a cada medição é respeitado todo um rito que a Legislação Federal demanda. 

No entanto, devido à intensidade das chuvas nas últimas semanas, os trabalhos, especialmente em função do destelhamento da casa, ficaram comprometidos, sendo que o local chegou a ter com 80% da fachada comprometidos.

A Secretaria reforça que está cumprindo todos os prazos previstos no convênio e tem sistematicamente cobrado da empresa os procedimentos cabíveis para a regular execução da obra contratada.

Nesta segunda-feira (11.12) diante do agravo dos fatos, a Secretaria, Procuradoria, IPHAN, e representantes da empresa estarão decidindo medidas emergenciais a serem tomadas. 

Secretaria de Inovação e Comunicação 

Prefeitura Municipal de Cuiabáa

Álbum de fotos

RepórterMT/Reprodução

RepórterMT/Reprodução

Comente esta notícia

Marcos Vergueiro 10/12/2017

Já dá para imaginar como vai ser Cuiabá dos 300 anos

1 comentários

1 de 1