facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Junho de 2024
19 de Junho de 2024

05 de Novembro de 2022, 15h:09 - A | A

GERAL / PEDEM INTERVENÇÃO FEDERAL

Caminhoneiros chegam a Cuiabá e manifestações na 13ª Brigada ganham força; vídeos

Centenas de manifestantes vieram de outras cidades do Estado para os protestos

DO REPÓRTER MT



Centenas de caminhoneiros de todo o Estado chegaram em Cuiabá neste sábado (5) e as manifestações diante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, na Avenida do CPA, ganha força. Os protestos são contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente e pedem intervenção federal para impedir que ele tome posse.

Inúmeros vídeos circulam nas redes sociais mostrando a mobilização de caminhoneiros e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que acabou derrotado nas eleições de 30 de outubro.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Além das manifestações diante de bases do Exército, feitas por todo o país, os manifestantes também bloquearam rodovias durante toda a semana. Esta etapa do manifesto está quase superada, pois vários trechos foram liberados e os protestos continuam apenas nas margens das rodovias. Em Mato Grosso, três trechos ainda estão bloqueados.

A manifestação na 13ª Brigada começou na quarta-feira, 2 de novembro. As pessoas pedem intervenção federal, que é diferente da intervenção militar.

A Intervenção Federal é um mecanismo que possibilita a interferência federativa em um estado ou no Distrito Federal, ou seja, o Governo Federal intervém em algum estado, distrito ou município.

Diferente da intervenção militar, que não é abordada pela Constituição Federal, a Federal está prevista na Carta Magna Brasileira, no artigo 34, mas não pode ser usada para reverter ou anular o resultado de uma eleição democrática.

As pessoas envolvidas na manifestação popular afirmaram ao Repórter MT que não se trata de um movimento “pró-Bolsonaro” e sim “pró-Brasil”, em busca daquilo que seria melhor para o país, na opinião delas.

Veja os vídeos deste sábado:

Comente esta notícia

Ronaldo Adriano dias 07/11/2022

Intervenção militar ja

positivo
0
negativo
0

Fenix 05/11/2022

NO CASO NA AFASTA O GOVERNO DO ESTADO, POIS O GOVERNO FEDERAL INTERVEM APENAS PARA SOLICIONAR O PROBLEMA, COMO OCORREU NO RIO DE JANEIRO ALGUM TEMPO ATRAS. NAO CABE ESTADO DE SITIO, E INTERVENCAO MILITAR OU FEDERAL PODERA OCORRER, MAS PARA ABRANDAR O ANIMOS DOS REVÓOTOSOS.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1