THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT
Um bebê de dois meses, identificado como S.S.R., que morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Sorriso (420 km de Cuiabá), no domingo (28), após dar entrada com gripe, testou positivo para a covid-19. A criança morreu em decorrência de uma parada cardíaca.
Conforme noticiado pelo RepórterMT, o prontuário médico registrou quatro atendimentos antes da morte na UPA Sara Akemi Ichicava. Nesses atendimentos, ocorridos entre sexta-feira (26) e domingo (28), a mãe procurou as unidades de pronto-atendimento relatando que o filho apresentava tosse, rouquidão, dor de garganta e dificuldade respiratória. Várias vezes recebeu diagnóstico gripal e foi liberada para casa.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia também: Bebê de 2 meses morre em UPA de MT após dar entrada com gripe
Já no terceiro atendimento, foi solicitado um raio-x, quando o profissional da unidade notou uma pequena discrepância no coração, mas não considerou o caso como motivo de internação e novamente liberou a criança, que retornou à unidade no dia seguinte, já em estado grave. Um novo raio-x foi realizado, mas não mostrou nada no pulmão da criança, apesar de demonstrar um aumento na discrepância do coração.
Apesar da realização dos procedimentos de técnicas de ressuscitação e intubação, o menino não resistiu.
O resultado do exame de covid-19 do menino, divulgado nesta quarta-feira (31) pelo portal JK Notícias, confirmou o resultado para o vírus. Outras doenças como influenza A e B não foram detectadas.
Ainda não há informações se outros familiares da criança testaram positivo para o vírus.
Não é possível declarar que a covid-19 tenha sido a causadora da morte, uma vez que o caso ainda está sob investigação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesp) e Saneamento de Sorriso e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).