facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Julho de 2025
17 de Julho de 2025

17 de Julho de 2025, 11h:44 - A | A

GERAL / VAI À SANÇÃO

Aprosoja aponta avanço com aprovação de congelamento do Fethab: "Evita perdas de pequenos produtores"

Desde 2023 os produtores alertavam para os prejuízos decorrentes da vinculação automática do Fethab.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



A aprovação do projeto de lei que congela o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) durante todo o exercício de 2025 foi tido como avanço pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), entidade que representa parte dos ruralistas do estado. A proposta passou pelos deputados estaduais, nessa quarta-feira (16). 

Para o presidente da Aprosoja, Lucas Costa Beber, a medida é necessária para evitar novas perdas à rentabilidade dos pequenos e médios produtores.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Esse congelamento da UPF é um alívio relevante, porém momentâneo, para os próximos anos o desafio permanece. Precisamos retomar o debate de forma técnica e responsável para desvincular, em definitivo, a contribuição de qualquer índice inflacionário. O Fethab precisa refletir a realidade do campo, e não penalizar o produtor rural pelo descontrole fiscal do país. Seguiremos trabalhando para que esse avanço seja apenas o começo de uma solução permanente”, afirmou.

Para o setor, a nova regra, caso seja sancionada pelo governador Mauro Mendes, evitará que variações inflacionárias súbitas tenham impacto sobre as contribuições e abrirá caminho para a construção de um novo modelo que leve em conta o valor efetivamente auferido na venda da produção.

Até agora, o valor pago pelos produtores era corrigido nos meses de janeiro e julho, variando conforme a Unidade de Padrão Fiscal (UPF) registrada no ano corrente. Com a nova regra, a correção da contribuição do Fethab cobrada entre janeiro e junho considerará o valor da UPF de julho do ano anterior; e de julho a dezembro, o fundo estadual levará em consideração o valor da unidade de padrão fiscal de janeiro do mesmo ano.

LEIA MAIS - Assembleia aprova projeto do Governo que congela valores do Fethab

A UPF é um índice que sofre atualização mensal pelo Governo e serve como indexador para cálculos fiscais do Estado.

Desde 2023 os produtores alertavam para os prejuízos decorrentes da vinculação automática do Fethab a índices inflacionários, que não refletem a real capacidade de geração de renda do campo.

“Em um cenário marcado por custos de produção elevados, juros altos e forte retração no mercado agrícola, a sensibilidade do Governador Mauro Mendes ao encaminhar o projeto somada ao comprometimento dos parlamentares da ALMT, liderados pelo presidente Deputado Max Russi, que trabalharam para ampliar os efeitos positivos da lei foram decisivos para esse resultado”, destaca a Aprosoja. 

LEIA MAIS - Governo de MT encaminha para a Assembleia projeto que congela valores do Fethab

 

Comente esta notícia