Cuiabá, 31 de Janeiro de 2023
logo

15 de Dezembro de 2014, 17h:30 - A | A

GERAL / ASSISTÊNCIA SOCIAL

Adolescentes do Projeto Siminina ganham dia de beleza de presente

O Programa Siminina atende 900 meninas com idade entre 06 e 14 anos, em 16 unidades, sendo 15 em Cuiabá e uma no Distrito da Guia.

DA REDAÇÃO



Lindas e radiantes. Foi assim que as 900 meninas do Programa Siminina encerraram as atividades deste ano.

Nesta segunda-feira (15), elas foram presenteadas pela Prefeitura de Cuiabá com um “Dia de Beleza”, durante o qual receberam corte e tratamento de cabelo, penteado, maquiagem, além de aulas de postura, passarela e boas maneiras.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O evento acontece durante todo o dia, no Buffet Leila Malouf, e coordenado pela primeira-dama Virginia Mendes com o objetivo de proporcionar a valorização e resgate da autoestima das garotas que participam do programa.

Além da Prefeitura de Cuiabá, o “Dia de Beleza” conta com o apoio de diversos parceiros e a participação de cerca de 150 profissionais voluntários, como cabeleireiros, maquiadores, esteticistas e auxiliares.

“Este é o primeiro Dia de Beleza do Programa Siminina. Nossa intenção é promover uma vez por ano ações como esta, com foco na promoção da autoestima das meninas. Quero agradecer aos voluntários e profissionais que doaram o seu trabalho, e o principal: o seu tempo para estas meninas. Ver o sorriso e o brilho nos olhos delas é a maior recompensa”, afirmou Virginia Mendes.

O secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, destacou a importância das atividades desenvolvidas pelo programa.

“O programa Siminina oferece atividades pedagógicas, esportivas e culturais no período em que as meninas não estão na escola. É importante que elas possam conviver nos mais diferentes ambientes e tenham a oportunidade de viver novas experiências, já que muitas vivem em situações de pobreza e extrema pobreza e algumas vezes lidam de perto com a violência”, disse.

Julia Mancinelli, de 11 anos, participa há três do Siminina e ficou entusiasmada com o presente de Natal antecipado. “Hoje o dia está sendo muito legal. Eu já arrumei o meu cabelo, fiz maquiagem, tirei foto e agora vou desfilar”, contou.

Samara Dorberto Antunes, de 8 anos, se viu maquiada pela primeira vez. “Acho que estou muito bonita. Gostei”, comemorou.

Yasmin Miranda, de 12 anos, está há quatro anos no programa e disse que nunca havia participado de atividade semelhante. “Nunca tinha arrumado meu cabelo desse jeito. Também adorei as aulas de desfile. Quando crescer, quero ser modelo”, revelou.

Ágata Pimenta Cobi, de 8 anos, disse que gosta muito de participar do programa Siminina e garantiu que se dedica muito às aulas de reforço que recebe. “Temos que ter notas boas e isso é muito legal”.

Sobre o Dia de Beleza, ela afirmou ter gostado mais da maquiagem. “A gente fica muito diferente. Bem mais bonita. É muito legal”, concluiu.

Na avaliação de Rosamaria Carvalho, coordenadora do Programa Siminina, o “Dia de Beleza” foi, para muitas, a realização de um sonho. “Foi um dia maravilhoso e muito importante para essas meninas. O que elas viveram foi um verdadeiro dia de princesa, durante o qual puderam fazer coisas que só viam na televisão”, avaliou.

Valorização – Em 2014, as meninas que participam do Programa Siminina participaram de diversas atividades. Durante a Copa do Mundo, elas se apresentaram nas praças, museus e shoppings centers da cidade.

Também tiveram um dia de lazer no Sesipark e se transformaram em modelos por um dia, participando de um grandioso desfile de moda realizado na casa de shows Musiva.

Conheça o programa - O Programa Siminina atende 900 meninas com idade entre 06 e 14 anos, em 16 unidades, sendo 15 em Cuiabá e uma no Distrito da Guia.

O projeto busca prevenir situações de risco e violação de direitos por meio de atividades desenvolvidas no contraturno escolar, como, por exemplo, reforço escolar, aulas de dança, teatro, palestras educativas com temas como saúde bucal, gravidez na adolescência, planejamento familiar, cidadania, entre outros assuntos. As meninas são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar que possui assistente social, psicólogo e pedagogo.

Álbum de fotos

secom alencastro

secom alencastro

secom alencastro

Comente esta notícia