facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Setembro de 2025
08 de Setembro de 2025

22 de Julho de 2012, 10h:59 - A | A

ESPORTE / UFMT

Jogos Universitários Mato-grossenses estão rolando em Cuiabá

15 universidades participam de Jogos Universitários Mato-grossenses

MT ESPORTE



Os Jogos Universitários Mato-grossenses iniciaram oficialmente na ultima quinta-feira (19.07). A cerimônia de abertura ocorreu no ginásio poliesportivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), às 19h, e recebeu delegações de 15 universidades de 10 cidades do interior do Estado e da Capital. O evento, que acontece através de um convênio entre a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e a Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (Fmeu), reúne este ano cerca de 600 atletas em Cuiabá.


As competições acontecem em quatro ginásios: do Serviço Social do Comércio (SESC), Quilombo, UFMT e Aecim Tocantins. Os atletas disputarão as modalidades: futsal, handebol, basquete, vôlei e xadrez, nas categorias masculino e feminino. As provas de atletismo e natação aconteceram na semana passada em Barra do Garças e Sinop e terão seus resultados divulgados no final do evento.


Com relação ao apoio dado pela Seel aos jogos, o vice-presidente da Fmeu, Juliano Martins Godói, afirma que a realização de eventos esportivos no Estado não seria possível sem a parceria com o governo, principalmente porque a maioria deles tem como principal característica a prática amadora. “Sem a presença de políticas públicas voltadas ao esporte nós não conseguiríamos realizar este evento,” destaca.

Além da premiação recebida por campeões e vice-campeões - troféus e medalhas - os Jogos Universitários são eliminatórias para a etapa nacional do campeonato, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de outubro, em Foz do Iguaçu- PR.


Para o aluno do curso de Educação Física da Faculdade Fasipe, de Sinop, Emanuel da Silva Cruz, a confraternização entre as instituições e a possiblidade de participar da fase nacional representando Mato Grosso são as principais motivações para os atletas.


O Secretario de Estado de Esporte e Lazer, José de Assis Guaresqui, que esteve presente à cerimônia, lembrou a importância do intercâmbio entre as cidades que participam do evento e a possibilidade de que grandes nomes do esporte sejam revelados no Estado e no país. “O campeonato tem importâncias diversas, porque além de promover a integração entre atletas e cidades, é uma chance de levar o nome de Mato Grosso para todo o Brasil”, afirmou Guaresqui.

Comente esta notícia