Cuiabá, 09 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
09 de Setembro de 2026

30 de Agosto de 2026, 14h:00 - A | A

ENTREVISTA / ALERTA DA SAÚDE

Gilberto: 80% das pessoas que estão morrendo hoje por covid-19 não tomaram vacina ou não completaram a dose 

Apesar do fim do estado de emergência da pandemia, vírus continua circulando e vitimando prioritariamente quem não se imunizou; ex-gestor relembra bastidores da chegada das primeiras doses

RepórterMT

Gilberto Figueiredo  alertou ainda que a infecção segue no topo das causas de complicações respiratórias graves

Gilberto Figueiredo alertou ainda que a infecção segue no topo das causas de complicações respiratórias graves

ANA CRISTINA VIEIRA
DO REPÓRTERMT



O ex-secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, fez um alerta sobre a continuidade das mortes por covid-19 no estado, ressaltando que a maioria dos óbitos registrados atualmente atinge pessoas que não tomaram a vacina ou deixaram de completar o esquema vacinal.

"Ou não tomaram nenhuma dose ou não tomaram a segunda dose. Cerca de 80% dos óbitos que acontecem nesse momento por covid", afirmou Figueiredo.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Gilberto Figueiredo reforçou que, embora o caráter pandêmico tenha chegado ao fim, a circulação do vírus e os riscos associados persistem na rotina do sistema de saúde.

"É importante frisar que a pandemia passou, o estado de pandemia, mas a covid não desapareceu. Ela veio e não vai desaparecer o vírus, né? Ele continua. Então pessoas continuam sendo infectadas e morrendo por covid", ressaltou.

 Ele alertou ainda que a infecção segue no topo das causas de complicações respiratórias graves, apesar do menor apelo midiático em comparação com o auge da crise sanitária.

"Infelizmente a covid ainda, entre as síndromes respiratórias agudas graves, é das que mais mata. Não vira notícia porque entrou no mesmo rol de uma pneumonia, de outras infecções que infelizmente tiram a vida. Mas continua acontecendo, e pessoas morrendo porque não vacinaram", apontou.

Ao relembrar a chegada dos primeiros lotes de imunizantes ao estado, Figueiredo descreveu a operação como um momento histórico e divisor de águas no combate à crise sanitária, momentos relatados em seu livro "Sem Tempo para Respirar".

"Por mais que se questionasse uma vacina que foi desenvolvida com uma certa rapidez, a sua eficácia, nós tínhamos que era a esperança que nós tínhamos. E a esperança foi aquela que deu certo", ponderou.

Confira o trecho da entrevista:

 

 

Comente esta notícia

Roberto 31/08/2026

Bolsonarista perde a vida mas não toma vacina, fanatismo..

positivo
1
negativo
0

Fpestragado 30/08/2026

É mesmo? ocorre que em 2026, segundo o boletim da sua própria secretaria, houve 4 óbitos por covid.Isso é alarmante para uma população de quase tres milhões de pessoas.

positivo
1
negativo
0

Pensador 30/08/2026

Tem que vir a público e contraditar a fala do buxo d’égua, dizendo que quem toma vacina da COVID não vira jacaré. Dizer também que a teoria da conspiração não passou de invenção do Rasputim Malafai e cia LTDA, com a finalidade de imduzir a igreja e o povo ao engano.

positivo
1
negativo
0

CELSO DE SOUZA 30/08/2026

Boa noite! O Senhor precisa atualizar as suas informações., Ler faz bem...

positivo
0
negativo
1

antonio Marcos 30/08/2026

Uelton, ele só é a maior autoridade de saude de mt, vai estudar filho. So quem esta morrendo foi quem bao tomou a vacina, 80%, escuta aí

positivo
1
negativo
0

Alfredo Carvalho 30/08/2026

Creio que você esta altamente equivocado.

positivo
2
negativo
3

Hilario Mozer Neto 30/08/2026

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

Luiz Alberto 30/08/2026

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

Uelton Santana Ferreira 30/08/2026

Da onde vc tirou essa informação se quem tomou ainda pegou COVID qual fonte vc pegou para falar isso

positivo
1
negativo
1

9 comentários