facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Junho de 2024
13 de Junho de 2024

22 de Maio de 2024, 19h:30 - A | A

ENTREVISTA / ENCHENTE E DESTRUIÇÃO

Climatologista afirma que Cuiabá corre risco de ter desastres como o RS: "Altas temperaturas provocam temporais"

No caso de enchentes, bairros inteiros da Capital podem ser devastados, já que foram construídos na beira de córregos

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



Mesmo com as temperaturas altíssimas marcadas pelos termômetros, a capital de Mato Grosso não está 100% isenta de ter que enfrentar desastres climáticos como os que vem acontecendo no Rio Grande do Sul. Pelo contrário, quanto maior o calorão, mais propensas estão as cidades de sofrerem ação de tempestades. Locais com temperaturas muito altas podem registrar temporais cada vez mais fortes.

Essa, inclusive, é a explicação do climatologista Rodrigo Marques, professor de geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em entrevista ao RepórterMT, o especialista esclarece que a tragédia vivenciada no RS não é uma exclusividade de estados sulistas - em algumas cidades do Sul, choveu quase 60% do previsto para o ano em apenas 10 dias - e essa situação pode, sim, ser uma realidade em Cuiabá.

“Tem bairros aqui em Cuiabá que foram construídos e a ocupação deles está margeando córregos. Se você pensar em um volume extremo de chuva, onde o Rio Cuiabá vai encher, os córregos que deságuam no Rio Cuiabá não vão mais desaguar, eles voltam”, esclareceu o especialista.

Confira vídeo:

Acompanhe a entrevista na íntegra:

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia