DO CONEXÃO PODER
Em entrevista ao Conexão Poder, o prefeito de Mirassol D´Oeste e presidente da Agerr Pantanal, Hector Alvares, comentou sobre o desafio de milhares de municípios no país quanto à captação, tratamento e distribuição de água, bem como rede de esgoto.
"Temos um novo marco regulatório que obriga as prefeituras a se organizar com 100% de água tratada e 100% de esgoto, os municípios, em sua grande maioria, não têm esse recurso, só se a gente paralisar tudo, até deixar de pagar folha de funcionários", elencou.
O prefeito comentou que a cidade está crescendo, com novas indústrias se instalando, como a fábrica de açúcar instalada há cerca de 15 dias, exigindo o fornecimento de água frequente e em abundância.
" Nós temos um sistema em que sabemos a quantidade de água que chega na casa da pessoa, se chegou ou não chegou, nós sabemos se as bombas queimaram, nós programamos as bombas pra desligar automaticamente, nós sabemos o quanto que entrou de água nos reservatórios, esses sistema é inteligente, nós monitoramos até pelo celular", exemplificou ele sobre a autarquia que fornece água para a cidade.
Alguns municípios também enfrentam a questão complexa da coleta seletiva de lixo, não possuindo associações que fazem essa coleta do lixo seco (aquele que se pode reciclar) e do lixo molhado. Em Mirassol D´Oeste existe um aterro sanitário que atende 12 municípios, sendo referência pela atuação, recebendo inclusive recursos federais.
"Isso nos trouxe uma premiação no ano passado pela Bandeirantes como município número 1 em sustentabilidade na região Oeste, entre os municípios com até 30 mil habitantes, ficamos em primeiro lugar", citou.
Veja o trecho:
Veja na íntegra: