facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 02 de Agosto de 2025
02 de Agosto de 2025

01 de Agosto de 2025, 15h:30 - A | A

CONEXÃO PODER / STF TOMA CONTA

Dr. Leonardo: Covardia do Congresso Nacional levou à "Supremocracia"

O ex-deputado federal Dr. Leonardo comentou que em países democráticos raramente ministros da suprema corte intervêm na elaboração de legislação.

ANA CRISTINA VIEIRA
DO REPÓRTER MT



Em entrevista ao Conexão Poder, o ex-deputado federal e secretário-chefe do Escritório de Representação do Governo de Mato Grosso (Ermat) em Brasília, Dr Leonardo (Republicanos), criticou a invasão de poderes pelo Supremo Tribunal Federal e atribuiu a culpa à covardia da Congresso Nacional.

"Supremo passou dos limites há muito tempo, pela covardia do Congresso lá atrás em votar temas importantes para o país, colocar na gaveta, começou-se o movimento de provocar o Supremo e o Supremo começou a tomar algumas decisões que cabiam ao Legislativo, isso virou moda, virou costume, gostaram, e começou a passar do ponto há muito tempo. Então a covardia do Congresso levou à 'supremocracia'. É melhor não ter então deputado e senador, se tudo se resolve no STF".

Dr Leonardo citou países democráticos como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, França e suas Supremas Cortes, apontando que raramente existe intervenção na elaboração das legislações.

"Os ministros na Inglaterra não dão entrevistas, não fazem live, não ficam demonstrando como no Brasil, são discretos, mal você sabe quem são os ministros da Suprema Corte inglesa, por exemplo, tem discrição, não se aparece, não ficam a todo momento dando entrevista, não comentam política porque não é a função deles, eles têm que ser imparciais. No Brasil tem um perfil da Suprema Corte que não vemos nas grandes democracias", pontuou.

Veja o trecho:

Veja na íntegra:

Comente esta notícia