facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Novembro de 2025
15 de Novembro de 2025

15 de Novembro de 2025, 11h:15 - A | A

CIDADES / TEMPORADA DE CHUVAS

Saiba como se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil sobre desastres no celular

A iniciativa é essencial para reforçar a segurança e a prevenção da população em situações de risco, especialmente com a aproximação da temporada de chuvas.

DO REPÓRTERMT



A Defesa Civil de Mato Grosso orienta a população sobre como se cadastrar para receber, de forma gratuita, alertas sobre situações de risco diretamente no celular. A iniciativa é essencial para reforçar a segurança e a prevenção da população em situações de risco, especialmente com a aproximação da temporada de chuvas.

Os alertas são enviados por SMS e Whatsapp e informam, com antecedência, sobre possibilidades de eventos meteorológicos, como chuvas intensas, tempestades, vendavais, que podem provocar danos à comunidade, como alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra.

A ferramenta também avisa sobre outras condições climáticas, como ondas de calor, baixa umidade, queimadas ou friagem, que também podem representar riscos à saúde da população.

Leia mais - Sistema de alerta informará população sobre desastres naturais como enchentes e deslizamentos

Como se cadastrar

Para receber o alerta via SMS: basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da sua residência ou de qualquer local de interesse. A solicitação é inserida de forma automática no sistema e, a partir desse cadastro, o usuário já passará a receber gratuitamente os alertas da Defesa Civil sobre a região escolhida.

Para receber o alerta por Whatsapp: basta salvar o número (61) 2034-4611, interagir com o robô e seguir o passo a passo das mensagens automáticas.

Importante ressaltar que os dois cadastros são gratuitos e não será cobrado da população o recebimento dos alertas.

A Defesa Civil também divulga informações preventivas e orientações pelo canal no Instagram @defesacivilmt.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia