Erlan Aquino

Operação Checklist fiscalizou 222 lojas nos quatro grandes shoppings de Cuiabá e apreendeu 926 produtos.
DO REPÓRTERMT
O Procon Municipal realizou um pente-fino nos quatro grandes shoppings de Cuiabá e apreendeu 926 produtos durante a Operação Checklist. Ao todo, 222 lojas foram fiscalizadas. As apreensões ocorreram em 24 estabelecimentos dos segmentos de alimentação, cosméticos e produtos destinados a animais de estimação.
A operação começou no final de julho e tem encerramento previsto para esta sexta-feira (11). Como o balanço ainda é parcial, a quantidade de produtos recolhidos poderá ultrapassar mil itens.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
Entre as mercadorias discriminadas pela Prefeitura estão 535 alimentos, 268 cosméticos e 17 produtos para animais. Esses números somam 820 itens. O comunicado não informa a classificação dos outros 106 produtos que completam o total de 926 apreensões.
Os fiscais também verificaram a exposição correta dos preços, as formas de pagamento, as políticas de troca e a disponibilidade de informações exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
No primeiro dia da operação, realizado no Shopping Estação Cuiabá, dez das 25 lojas fiscalizadas apresentavam produtos fora do prazo de validade. Também foram constatadas ausência de preços, falta de exemplares do Código de Defesa do Consumidor e, em um estabelecimento, alvará sanitário vencido.
O balanço mais recente, entretanto, não afirma que todos os 926 produtos apreendidos estavam vencidos. A Prefeitura também não divulgou os nomes das 24 lojas onde ocorreram as apreensões.
Embora tenha caráter educativo e orientativo, a operação prevê a lavratura de autos de constatação, infração e apreensão quando são encontradas irregularidades.












