facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 04 de Novembro de 2025
04 de Novembro de 2025

04 de Novembro de 2025, 15h:50 - A | A

CIDADES / BEBÊ DE 1 ANO

Prefeitura de Primavera do Leste confirma 6º caso de sarampo no município

Por meio de nota, o órgão informou que o paciente é um bebê de apenas 1 ano de idade, que não possui histórico de vacinação contra o sarampo.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT



A Prefeitura de Primavera do Leste confirmou, na manhã de hoje (4), o 6º caso de sarampo no município. Por meio de nota, o órgão informou que o paciente é um bebê de apenas 1 ano de idade, pertencente ao mesmo núcleo familiar dos casos registrados anteriormente.

De acordo com o Executivo municipal, o paciente não possui histórico de vacinação contra o sarampo. Contudo, ele não corre perigo de vida e está fora do risco de transmissão.

O último caso da doença em Mato Grosso havia sido confirmado no dia 22 de outubro, também em Primavera do Leste. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a paciente é uma mulher de 24 anos, que não possui histórico de vacinação.

Leia mais - Mauro diz que vai "apertar os municípios" para reforçar vacinação

Além da falta das vacinas, a vítima também teve contato com viajantes. Contudo, desde que foi confirmado o caso, a mulher recebeu orientação para se manter em isolamento durante o período de transmissão.

Diante das semelhanças entre os casos registrados no município, a prefeitura reforça a importância e necessidade da vacinação, que é a única forma eficaz de prevenir o sarampo. Para isso, todas as unidades de saúde de Primavera do Leste possuem doses da vacinação disponíveis conforme o calendário nacional.

O município permanece em alerta e monitoramento contínuo para acompanhar a evolução do cenário epidemiológico.

Sarampo
Conforme o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada por um vírus, que pode ser grave e até fatal. A transmissão acontece pelo ar, quando pessoas infectadas tossem, espirram ou falam, liberando gotículas respiratórias.

Os sintomas mais comuns da doença são: febre, tosse, mal-estar, irritação nos olhos, manchas vermelhas na pele, tosse e coriza. A prevenção é feita exclusivamente por meio da vacinação.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia