CAMILA OLIVO, LEONARDO AMARO
Lojas de brinquedos infantis em quatro shoppings de São Paulo e região metropolitana são alvos de uma operação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), Polícia Civil e Fazenda estadual na manhã desta quarta-feira (22/10).
De acordo com o MPSP, a Operação Plush busca desarticular um esquema de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC) nos estabelecimentos comerciais.
Ao todo, são cumpridos seis mandados de busca e apreensão nos shoppings Center Norte e Mooca, na capital, Internacional, em Guarulhos, e outro em Santo André, no ABC paulista.
A Justiça também determinou o sequestro e bloqueio de bens e valores que somam R$ 4,3 milhões para garantir futura reparação do dano, pagamento de custas processuais e de penas pecuniárias.
Nesta quarta-feira (22/10), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a Polícia Civil e a Secretaria de Estado da Fazenda deflagraram a Operação Plush, que tem como objetivo desarticular um esquema de lavagem de dinheiro proveniente de atividades ilícitas do Primeiro Comando da Capital.
Ex de Django é dona de franquias
As investigações do MPSP apontam que os alvos da operação desta quarta são ligados a Claudio Marcos de Almeida, vulgo “Django”, participante ativo e de destaque do comércio de drogas em larga escala, além de armamento pesado para a facção. Ele foi assassinado em janeiro de 2022, no âmbito de disputas internas da organização criminosa. LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO METRÓPOLES.