facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Novembro de 2025
27 de Novembro de 2025

27 de Novembro de 2025, 13h:44 - A | A

CIDADES / ÚLTIMOS DIAS

Governo de Mato Grosso faz recadastramento obrigatório e pode suspender pagamento de quem não atualizar dados

Quem não fizer a atualização terá o pagamento suspenso até a regularização, de acordo com a Instrução Normativa nº008/2025/SEPLAG.

DO REPÓRTERMT



O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), realiza, até o dia 30 de novembro, o recadastramento obrigatório dos servidores públicos ativos e empregados estaduais. Além de atualizar os dados funcionais, as informações inseridas serão utilizadas para complementar o Banco de Talentos, incluindo novas formações, capacitações e experiências profissionais.

O Banco de Talentos é uma ferramenta de gestão de pessoas que identifica o perfil profissional dos servidores, considerando habilidades, experiências, formação acadêmica, capacitações, áreas de atuação e funções exercidas. O objetivo é tornar mais eficiente a alocação e movimentação dos servidores, alinhando suas competências às necessidades das instituições. A ferramenta também poderá subsidiar a indicação para funções de confiança e cargos em comissão, bem como apoiar na formação de equipes multidisciplinares para projetos, grupos de trabalho e outras atividades que demandem competências específicas.

Além de atualizar o Banco de Talentos, o recadastramento atualizará informações pessoais e funcionais. Neste ano, também foi incluído um questionário sobre saúde e bem-estar, que servirá de base para estruturar políticas permanentes de promoção à saúde ocupacional.

Devem se recadastrar servidores efetivos civis, comissionados, requisitados, cedidos, permutados, afastados ou licenciados, militares, empregados públicos, contratados temporários, residentes técnicos e estagiários. Quem não fizer a atualização terá o pagamento suspenso até a regularização, de acordo com a Instrução Normativa nº 008/2025/Seplag.

A medida não se aplica a aposentados e pensionistas, que já participam de outro processo de atualização. Também estão dispensados os servidores que ingressarem no serviço público após o início do recadastramento. No caso de contratos temporários, estágios ou residências técnicas com término dentro do prazo, a atualização deve ser realizada antes do fim do vínculo.



Serviço

Faça sua atualização cadastral até 30 de novembro, pelos portais do Servidor ou do Recadastramento.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia