G1
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy chegou à prisão, nesta terça-feira (21), para cumprir pena de cinco anos por conspiração para arrecadar fundos de campanha da Líbia.
Sarkozy deixou sua casa por volta das 4h15, no horário de Brasília, e chegou à prisão de La Santé, de segurança máxima, em Paris, cerca de 20 minutos depois. Ele estava acompanhado de sua esposa, a modelo e cantora Carla Bruni, na chegada ao presídio.
Condenado pela Justiça francesa no final de setembro, Sarkozy será mantido em uma cela individual com dimensões entre 9 e 12 metros quadrados, chuveiro privativo, TV e telefone fixo (leia mais abaixo). Seu advogado afirmou que protocolou nesta terça um pedido de liberdade para o ex-presidente, que escreverá sobre seu tempo na prisão.
Sarkozy, que foi presidente conservador da França entre 2007 e 2012, tornou-se nesta terça o primeiro ex-líder francês a ser preso desde o Marechal Philippe Pétain, punido no pós-2ª Guerra Mundial por colaborar com nazistas.
“Não tenho medo da prisão. Vou manter minha cabeça erguida, inclusive nos portões da prisão”, disse Sarkozy ao jornal francês "La Tribune Dimanche" antes de sua prisão. Leia a matéria completa no G1.