EDUARDA FERNANDES
DO REPÓRTERMT
Os cuiabanos começaram esta sexta-feira (12), Dia dos Namorados, com um clima agradável e temperaturas amenas. A previsão do Climatempo indica mínima de 21°C e máxima de 30°C, com aumento da nebulosidade ao longo do dia e possibilidade de pancadas de chuva entre a tarde e a noite.
Segundo a previsão, o sol aparece pela manhã, mas as nuvens ganham força ao longo do dia. A chance de chuva é de 61%, com volume estimado em 0,3 milímetro. A umidade do ar permanece elevada, podendo chegar a 100%, enquanto os ventos sopram fracos, na casa dos 3 km/h.
A temperatura deve ficar em torno de 22°C durante as primeiras horas da manhã e subir gradualmente até atingir os 30°C por volta das 16h. No início da noite, os termômetros voltam a cair, ficando entre 28°C e 26°C.
Além da previsão de chuva, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Cuiabá e diversas regiões de Mato Grosso sob alerta de tempestade com grau de severidade classificado como "perigo potencial". O aviso segue válido até as 23h59 desta sexta-feira.
De acordo com o órgão, podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros ao longo do dia, acompanhadas de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Apesar disso, o risco para ocorrências mais graves é considerado baixo.
O instituto orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, sempre que possível, retire aparelhos eletrônicos da tomada durante as tempestades.
Fim de semana segue com possibilidade de chuva
A instabilidade deve continuar no fim de semana. Para sábado (13), a previsão é de mínima de 22°C e máxima de 33°C, com sol entre nuvens durante boa parte do dia e pancadas de chuva à noite.
Já no domingo (14), o tempo permanece abafado, com temperaturas entre 23°C e 32°C. O Climatempo prevê muitas nuvens e períodos de céu encoberto, além de aumento das chances de chuva, que podem alcançar 70%, com volume estimado em 3,6 milímetros.















