ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO
Os fiéis ao tradicional santo negro da Igreja Católica iniciam nesta quinta-feira (03), as festividades de São Benedito, em Cuiabá. A programação teve inicio com a missa ao alvorecer seguida de um café da manhã aos participantes. As festividades seguem até o domingo (06), com diversas atrações regionais, feira gastronômica e procissões.
A festa desta quinta-feira será retomada às 19h, com o inicio da feira e a apresentação das bandas Kaike & Kauan; Escort Som; Fabio Souza & Fabiano. Todas as atividades são realizadas na Igreja São Benedito e na Praça do Rosário, o entorno também será utilizado durante as procissões e a feira gastronômica.
Para a sexta-feira (04), a programação inicia às 05h com a missa, seguida do tradicional chá com bolo, às 19h inicia a apresentação das bandas Raízes do Samba; Os Thomes; Arena Country. No sábado (05), a missa também será ao alvorecer, no período da noite os participantes vão poder acompanhar os shows das bandas: Lucas Larras; Junior & Nando; Tiago Barelli & Juliano.
No domingo (06), data oficial da festa, os fiéis acompanharão a missa às 5h em seguida será servido o café da manhã. Às 12h será realizado o almoço com grande diversidade de comidas típicas. Às 17h será realizada a procissão e às 19h inicio das apresentações artísticas. A festa está programada para encerrar às 23h.
TRADIÇÃO DE SÃO BENEDITO
Oficialmente, a Festa de São Benedito surgiu em 1897 a partir da criação do estatuto da “Irmandade”, aprovado pelo bispo diocesano Dom Carlos Luiz D’Amour. Na época, somente as famílias mais abastadas participavam desse grupo, pois eram elas que mantinham a igreja e a festa. Mas foram os escravos que primeiro homenagearam o santo com festas e oferendas. Desde 1.721 os negros tinham São Benedito como símbolo de luta e fé.
A homenagem não acontece por ocasião do nascimento (05 de outubro) ou morte (quatro de abril) do santo negro. Não se sabe por que ou quem instituiu, mas o primeiro domingo de julho sempre foi o ponto alto da festa.
A partir de 1922 até por volta de 1944 à festa que até então acontecia na igreja, passou a ser realizada na casa dos festeiros ou em casarões antigos de Cuiabá. Em 45, com a transformação da igreja de Senhora do Rosário - onde fica a imagem do santo - em “Paróquia do Rosário e de São Benedito”, o largo da igreja voltou a ser o palco da festa.
Hoje a festa é, reconhecidamente, a mais popular do Estado. Reúne milhares de pessoas no pátio da igreja para celebrações religiosas.