DO REPÓRTERMT
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgados hoje (5), revelam que os casos de influenza A e B deram um salto de 153,46% em Cuiabá, passando de 621 notificações, no mesmo período do ano passado, para 1.574 ocorrências registradas até o início deste mês de junho.
Dos 2.034 casos suspeitos notificadas no balanço geral, a faixa etária que mais concentra pacientes infectados é a de crianças de 0 a 6 anos, com 828 registros.
O crescimento da doença coincide com um cenário de baixa adesão à campanha de imunização na cidade. De acordo com o levantamento técnico, a cobertura vacinal entre os chamados grupos de rotina estacionou em apenas 33,45%, índice considerado crítico e muito distante da meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde para o calendário nacional.
O relatório detalhado por segmento aponta que o pior índice de comparecimento está entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, com somente 26,81% de cobertura. Na sequência aparecem os idosos com 60 anos ou mais (36,02%) e as gestantes (45,26%).
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforçou que a vacina disponível na rede pública é segura, gratuita e permanece como o principal mecanismo para evitar internações e mortes decorrentes da infecção viral aguda, que tem alta capacidade de transmissão e ataca severamente o sistema respiratório.
"Estamos diante de um cenário que exige atenção da população. Temos vacinas disponíveis em toda a rede municipal, mas a adesão ainda está muito abaixo do esperado. Quanto menor a cobertura vacinal, maior o risco de circulação do vírus e de agravamento dos casos, especialmente entre crianças, idosos e gestantes. A vacina é segura, gratuita e salva vidas", afirmou.
Para tentar reverter o quadro e ampliar o acesso dos moradores, a prefeitura disponibilizou doses do imunizante em 72 USFs (Unidades de Saúde da Família), espalhadas por todas as regiões urbanas e também na zona rural de Cuiabá.
Parte destas unidades atende em horário estendido ou mantém os portões abertos durante o intervalo do almoço. Além do estoque contra a gripe, as equipes médicas aproveitam a ida do cidadão ao posto para fazer a atualização de outras vacinas atrasadas da caderneta de rotina.













